A Casa Branca iniciou nesta segunda-feira (20) a construção de um novo e luxuoso salão de baile, um projeto anunciado pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em sua rede social, o Truth Social. A imprensa registrou o começo da demolição na Ala Leste, que abrigará a nova estrutura.
A obra é estimada em US$ 200 milhões (o equivalente a mais de R$ 1,1 bilhão) e será financiada pelo próprio presidente e por doadores, sem custo para o contribuinte americano, segundo a Casa Branca.
Trump celebrou o feito, escrevendo que estava “honrado em ser o primeiro presidente a finalmente colocar esse projeto tão necessário em andamento”. Ele garantiu que a Ala Leste será totalmente modernizada e ficará “mais bonita do que nunca”.
O projeto visa solucionar um problema logístico na sede do governo: o novo salão terá aproximadamente 8.400 metros quadrados e capacidade para sediar jantares com 650 pessoas sentadas. Esse aumento é significativo, visto que o atual Salão Leste comporta apenas 200 pessoas.
Segundo comunicado oficial, a construção se justifica pelo fato de a Casa Branca “não poder sediar grandes eventos em homenagem a líderes mundiais e outros países sem ter que instalar uma tenda grande e feia” perto da entrada principal, um problema que o novo salão de dimensões generosas deve resolver.
Foto: AP Photo/Evan Vucci