Vila Maú, distrito do município de Marapanim, no nordeste do Pará, a 150 quilômetros de Belém, realizou, neste domingo, 12, o 54º Círio do Menino Deus, uma procissão recheada de devoção e cultura que segue por dentro do rio, sendo as barcas empurradas por homens e mulheres que seguem por dentro da água até a chegada na vila.
Como em todos os círios, a imagem do Menino Jesus foi levada da pequena igreja da comunidade até uma comunidade mais distante na noite de ontem, sábado, 12. Durante o trajeto da trasladação, as ruas estavam iluminadas por velas dentro de garrafas pets. “Um espetáculo de fé muito lindo; parecia a iluminação das pistas de pouso de avião”, disse o missionário Manoel Paixão, o Deco, um dos criadores do Círio de Nossa Senhora das Graças, de Marudá, distrito também pertencente ao município de Marapanim, a terra do carimbo.
Na manhã de hoje, houve a solene celebração eucarística presidida pelo Padre Stanislau dos Santos Pereira, da Paróquia de Nossa Senhora das Vitórias. Depois, a imagem do Menino Deus foi colocada em um andor e levada até a canoa totalmente preparada com flores para a realização de mais um Círio do Menino Deus.
O trajeto foi o de sempre, da comunidade até a Vila Maú, onde devotos esperavam em meio a grande festa, com agradecimentos, pedidos e cumprimentos de promessas.
Imagens: Manoel Paixão/Divulgação