segunda-feira, abril 21, 2025
Desde 1876

Zerar alíquota do café não gera alterações profundas, diz associação

Entidade ressalta que inflação do produto “é um fenômeno mundial decorrente de uma combinação de fatores”

Em nota, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) relembrou de movimento similar em 2022, em resposta à inflação decorrida da pandemia, que acabou “sem ter produzido alterações profundas no mercado”.

A entidade ressalta que a alta nos preços do café não é restrita ao Brasil, se tratando de um fenômeno mundial decorrente de uma “combinação de fatores”, como clima e a relação de oferta e demanda.

“A indústria nacional de café vivencia um dos momentos mais difíceis de toda sua história. Desde 2020, a produção nacional e internacional tem sido afetada por questões
climáticas, aumento da demanda global pelo café, questões geopolíticas e o aumento do custo de produção”, escreveu a ABIC em nota.

“Diante do princípio básico da oferta e da procura, e por ser commodity negociada em bolsas internacionais (Nova Iorque e Londres), o preço da saca de café atingiu valores jamais vistos no mundo, pressionando o preço para as indústrias tanto nacionais quanto estrangeiras, e consequentemente para o consumidor”, pontuou.

A ABIC reforçou que está à disposição tanto do ente público quanto do setor privado para “dialogar sobre os caminhos possíveis diante de um cenário tão adverso”.

“A Associação manterá sua conduta em prol do café de qualidade, exigindo sempre o cumprimento da legislação nacional aplicável aos cafés torrados”, concluiu.

João Nakamurada CNN , em São Paulo

Roosevelt Cassio/Reuters

Cartão Afinidade 300x100
POUPANÇA BANPARÁ 300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

49,048FansLike
3,649FollowersFollow
22,300SubscribersSubscribe
POUPANÇA BANPARÁ 320x320
Cartão Afinidade 320x320
WebBanner_PaCaminhoFuturo_320x320px
GOVPA_HOSPMULHER_320x320
WebBanner_Desmatamento_PortalAProvínciadoPará_320x320px
WebBanner_TemCOP_320x320px

Mais recentes

×