Da infância à terceira idade, projetos gratuitos promovem saúde, qualificação e afeto entre diferentes gerações de paraenses.
Mudar a realidade de uma comunidade vai muito além de oferecer cursos e infraestrutura; passa por acolhimento e convivência. É exatamente esse o papel que as Usinas da Paz (UsiPaz) vêm desempenhando no Pará. Mais do que polos de serviços gratuitos, as unidades se transformaram em pontos de encontro onde famílias inteiras criam novas memórias, cuidam da saúde e evoluem juntas.
Uma rotina em família no Nordeste do Estado
Em Abaetetuba, a família Sousa encontrou na UsiPaz do município o cenário perfeito para estreitar laços. Morando bem perto do complexo, eles dividem o tempo entre as tarefas de casa e as variadas atividades oferecidas.
O pai, Luciano Sousa, frequenta as aulas de hidroginástica. A mãe, Elisamar, compartilha a bancada das aulas de gastronomia com a filha mais velha, Ludmilla, de 21 anos. Ludmilla também encontrou tempo para praticar natação e deixar o sedentarismo de lado, enquanto a caçula, Elloany, de 15 anos, se dedica ao voleibol.
“Nossa família é muito grata pela oportunidade. Além de um aprendizado maravilhoso, vamos juntos para o espaço, que acolhe e ajuda muitas famílias da cidade.” — Elisamar Sousa, moradora de Abaetetuba.
Para Ludmilla, que trabalha como professora, ver a evolução de todos dentro da Usina traz um significado ainda mais profundo, especialmente ao acompanhar o pai, que é pessoa com deficiência (PCD):
“Essa possibilidade nos uniu ainda mais como família, porque criamos memórias juntos em uma atividade. Acompanhar o meu pai nas aulas de hidroginástica me deixa até emocionada de ver ele ter essa oportunidade.” — Ludmilla Sousa, 21 anos.
De geração para geração na Cabanagem
Esse sentimento de pertencimento cruza o estado e se repete na capital paraense. No bairro da Cabanagem, em Belém, a rotina da dona de casa Sandra Tavares, de 70 anos, e de sua neta, Maria Júlia, de 9 anos, mudou para melhor. Para elas, a UsiPaz virou uma extensão do próprio lar.
As duas fazem juntas a caminhada diária até o local. Lá, a pequena Maria Júlia se divide entre os passos do balé e as braçadas na natação, enquanto a avó cuida do corpo e da mente na hidroginástica. “É um ambiente muito acolhedor. Várias famílias vêm participar, algumas vezes fazem a mesma atividade ou no mesmo horário. É muito especial ter essa oportunidade, ainda mais por ser gratuito”, conta Sandra.
Transformação Social em Larga Escala
A proposta de integrar diferentes gerações em um único ambiente é o pilar central do projeto, como explica a secretária de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), Marilda Braga: “A Usina da Paz é um espaço pensado para acolher toda a família. É onde crianças, jovens, adultos e idosos encontram oportunidades, cuidado, lazer, aprendizado e convivência.”
O reflexo desse impacto está na força dos números:
- Histórico: Mais de 14 milhões de atendimentos já foram realizados em todo o território paraense.
- Ano corrente: Apenas nos quatro primeiros meses de 2026, as usinas já somaram mais de 1,6 milhão de beneficiamentos.
A Rede UsiPaz pelo Pará
O projeto segue em forte ritmo de expansão para garantir que mais famílias tenham acesso a essa estrutura de cidadania. Atualmente, o estado conta com 30 unidades em funcionamento e outras 8 em construção.










