Distribuidora alerta para os cuidados necessários nos imóveis para que acidentes graves e até fatais sejam evitados.
Com a chegada do mês de julho, muitas famílias viajam a outras cidades para as férias. No Pará, locais como Salinópolis, Alter do Chão, Mosqueiro, Cotijuba e Ajuruteua ganham destaque. Para os veranistas que alugam casas ou possuem residência nessas regiões, mas não fazem visitas com frequência, a Equatorial Pará alerta sobre o cuidado necessário com a rede elétrica dos imóveis para que acidentes graves e até fatais sejam evitados.
Para o bom funcionamento do fornecimento de energia das casas ou apartamentos, uma revisão na instalação elétrica é importante para evitar acidentes domésticos causados por sobrecargas e curtos-circuitos. Além da segurança, a ação também contribui para a economia na conta de luz. Circuitos modernos e eficientes reduzem as perdas de energia e reforçam a confiabilidade das instalações.
Marcelo Tucunduva, executivo de Segurança da Equatorial Pará, pontua que em cidades litorâneas a revisão é ainda mais necessária por causa do vento e dos cristais de sal que podem atuar nos fios metálicos.
“Em especial nas cidades de praia, a revisão na rede elétrica se faz mais necessária por conta da maresia e da proximidade da praia. Muitas vezes, nestas inspeções, podem ser constatadas a necessidade de troca de disjuntores, fiação e quadros elétricos, além das tomadas. O sal, em contato com o ferro, promove uma reação elétrica e desencadeia o processo de oxidação e formação da ferrugem”, explica.
Outras orientações para evitar acidentes nos imóveis durante as férias:
- Ao chegar à casa, localizar o disjuntor e conferir o estado da fiação e das tomadas;
- Inspecionar cabos, tomadas e interruptores para certificar que os equipamentos se encontram em perfeitas condições de uso;
- Contratar sempre um profissional qualificado para serviços de melhorias nas instalações elétricas;
- Corrigir os fios expostos ou descascados e garantir que existe um DR (Disjuntor Diferencial Residual) instalado e funcionando;
- Inspecionar e bloquear o acesso das crianças a instalações de bombas d’água elétricas e casas de máquinas de piscinas.
- Evitar o uso do famoso “T” (benjamim) e de extensões, pois eles podem sobrecarregar as tomadas e causar curtos-circuitos e incêndios.
- Contato imediato com a Equatorial Pará em caso de ocorrências na rede elétrica através dos canais de atendimento: www.equatorialenergia.com.br, 0800 091 0196, pelo WhatsApp (91) 3217-8200 ou pelo aplicativo Clara, disponível nas lojas para Android e IOS.