Os 5 candidatos mais bem posicionados nas pesquisas de intenções de voto para a prefeitura de São Paulo. Da esquerda para a direita: Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Pablo Marçal (PRTB) e Tabata Amaral (PSB)
Os 5 candidatos mais bem posicionados nas pesquisas de intenções de voto para a prefeitura de São Paulo. Da esquerda para a direita: Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Pablo Marçal (PRTB) e Tabata Amaral (PSB)
Uma nova rodada da pesquisa AtlasIntel para as eleições pela prefeitura de São Paulo (SP), divulgada nesta segunda-feira (30), mostra o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o influenciador Pablo Marçal (PRTB) tecnicamente empatados na liderança da disputa a 6 dias do primeiro turno.
Segundo o levantamento, realizado entre os dias 24 e 29 de setembro, Boulos tem 29,4% das intenções de voto em cenário estimulado e considerando os votos totais (ou seja, incluindo votos em branco, nulos e eleitores indecisos) − uma oscilação positiva de 1,1 ponto percentual em comparação com a fotografia da semana passada.
Já Marçal chegou a 25,4% − em um salto de 4,5 pontos percentuais em comparação com a pesquisa anterior. Considerando a margem máxima de erro, que é estimada em 2 pontos percentuais, ele entrou em situação de empate técnico com Boulos.
O atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, por sua vez aparece com 22,9% das intenções de voto − oscilação positiva de 2 pontos percentuais na mesma base de comparação. Com isso, ele segue tecnicamente empatado com Marçal.
Isso significa que, se a eleição fosse hoje, levando em conta dos dados da pesquisa, não seria possível afirmar com segurança quem terminaria o primeiro turno na liderança, nem o candidato que disputaria um possível segundo turno contra Boulos.
Vale destacar, no entanto, que o levantamento da AtlasIntel diverge das pesquisas recentes divulgadas por outros institutos. Na semana passada, tanto Datafolha quanto Quaest mostraram Nunes numericamente à frente de seus adversários − sendo a primeira, com 27% das intenções de voto e em empate técnico com Boulos (25%), e a segunda, com 25%, em um empate triplo com Boulos (23%) e Marçal (20%).
A pesquisa AtlasIntel desta semana também mostra que a deputada federal Tabata Amaral (PSB) tem 11,9% das intenções de voto − ante 10,8% apontados na semana anterior.
Já o apresentador José Luiz Datena (PSDB) manteve tendência de queda de mais de um mês, chegando a 3,2% (em agosto, ele chegou a ter 10%). Com o movimento, ele já aparece numericamente atrás da economista Marina Helena Santos (Novo), que chegou a 4,2% das intenções de voto.
O grupo de eleitores indecisos ou que declaram voto em branco ou nulo, por sua vez, somam 2,5% da amostra − ante 8% registrados uma semana atrás.
Fonte Equipe InfoMoney