Além de visitar o Supremo Tribunal Federal (STF), o autor das explosões na Praça dos Três Poderes, Francisco Wanderley Luiz, visitou a Câmara dos Deputados e esteve no gabinete do deputado federal Jorge Goetten (Republicanos-SC) no ano passado. Eles são do mesmo estado, Santa Catarina. Goetten relata que conhecia Luiz de Rio do Sul (SC) e que ele estava visivelmente “alterado” já em 2023.
– Notei que, no ano passado, ele estava alterado. Diziam que estava com problemas mentais por causa da separação da mulher – afirma Goetten, que relata não saber que Luiz estava em Brasília nesta quarta-feira (13).
– Conhecia ele, era um cara equilibrado. Sempre foi um cara ativo. Lamento muito o acontecido. Lamento a morte e lamento o que ele causou – diz Goetten.
Na conversa, segundo o parlamentar, os dois relembraram do passado em festas no interior de Santa Catarina durante a juventude. Luiz atuou como empresário no setor de festas.
Em 2020, Luiz foi candidato a vereador em Rio do Sul (SC) pelo PL, e Goetten chegou a se reunir com ele neste período. Segundo o relato do deputado, Luiz não parecia estar “alterado” como aconteceu no encontro em 2023.
Luiz visitou o STF em agosto deste ano e tirou uma selfie no plenário da Corte.
– Deixaram a raposa entrar no galinheiro – debochou ele.
Uma hora antes da explosão, ele fez uma publicação nas redes sociais com ataques ao Supremo, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aos presidentes das duas Casas do Congresso Nacional, Arthur Lira (PP-AL), da Câmara, e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do Senado.
*AE
Fonte: Pleno News/Fotos: Reprodução/Redes Sociais // Vinicius Loures/Câmara dos Deputados