A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou, na quarta-feira, 4, o edital da 3ª edição do concurso de desenho “Cores do Futuro” para 2025. O concurso seleciona desenhos de estudantes da rede pública de ensino para ilustrar as comunicações, programas da Secretaria e projetos gráficos, como livros didáticos. Os interessados podem se inscrever por meio do formulário disponível neste link até o dia 13 de dezembro.
“Além de reconhecer e valorizar o talento, o protagonismo e a visão de mundo dos nossos estudantes, ter a marca de cada um deles nas capas representa fortemente a educação do Pará. O concurso Prepara COP30 e as duas edições do ‘Cores do Futuro’ renderam resultados maravilhosos. Temos que garantir que nossos estudantes olhem para seus livros e se enxerguem neles, assim vamos potencializar a dedicação e os resultados de cada um.”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.
O concurso “Cores do Futuro” gera a identificação, reconhecimento e valorização de talentos estudantis da rede estadual e municipal de ensino. Em sua primeira edição, em 2023, o concurso selecionou 31 desenhos, que ilustraram projetos gráficos da Seduc, como os livros didáticos do componente curricular de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima, Prepara Pará e Tempo Integral, e os materiais do Programa Alfabetiza Pará, para o ano letivo de 2024. Já na edição deste ano, foram selecionadas 42 artes para os materiais didáticos dos programas Prepara Pará, Alfabetiza Pará, Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima e Acelere o Saber.
Experiência – Quem participou do concurso garante que a oportunidade é indispensável. Para além de estampar os materiais didáticos da Seduc, neste ano os estudantes também tiveram oportunidade de ver seu trabalho sendo exposto para centenas de pessoas na Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).
A estudante Ágahta Shai, que cursa o 7° ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Oneide de Souza Tavares, em Ananindeua, não escondeu a satisfação de ver seu desenho exposto para o público. Segundo ela, a experiência ficará marcada para sempre. “Para mim, foi algo bem diferente, novo, eu nunca tinha passado por isso antes porque dar entrevistas, olhar as pessoas vendo meu desenho, eu não esperava ser reconhecida assim, porque eu desenhava por diversão, nunca imaginei isso, mas estou muito feliz. Isso significa muito para mim, significa que o meu esforço valeu a pena, tudo que eu treinei valeu a pena, não desistir valeu a pena. Antes eu ficava me comparando, ficava querendo mudar para agradar aos outros, mas agora não, eu me sinto muito feliz, muito feliz mesmo”, descreveu empolgada.
Vale destacar que a participação no concurso é voluntária e gratuita, mas devem ser observados os termos previstos no edital. As inscrições deverão ser realizadas pelos diretores ou gestores escolares, mediante assinatura do termo de participação do estudante.
Na segunda edição, os estudantes devem submeter suas obras em oito categorias:
a) Educação ambiental, sustentabilidade e clima;
b) Alfabetiza Pará;
c) Projeto de vida;
d) Convivência escolar;
e) Protagonismo juvenil;
f) Pensamento científico;
g) Rotina escolar, e
h) Gestão escolar.
Serão levados em conta, os desenhos que apresentarem criatividade, originalidade e pertinência do desenho ao tema e objetivo propostos pelo concurso. Cada estudante só poderá concorrer com apenas um desenho.
No caso da categoria “Alfabetiza Pará”, o desenho deverá ser inspirado na temática “Minhas vivências com leituras e escritas no meu território”, podendo ser direcionado a partir de perguntas orientadoras, como: “Qual o seu lugar preferido, dentro ou fora da escola, para ler ou escrever?”; “Com quem você mais gosta de ler ou escrever?”; e “O que você mais gosta de ler ou escrever?”.
Para mais informações sobre o tipo de desenho, material a ser utilizado e dados, os interessados devem acessar o edital do concurso aqui.
Fonte: Agência Pará/Foto: Divulgação