O Governo do Pará tem reforçado o compromisso com a saúde pública, por meio de investimentos significativos na rede hospitalar municipal. Em parceria com diversas prefeituras, foram entregues, ao longo de 2024, unidades modernas e bem equipadas, promovendo mais qualidade no atendimento à população e ampliando o alcance da assistência médica em regiões estratégicas no território paraense.
Entre as entregas deste ano, estão a reconstrução do Hospital Municipal de Sapucaia, em janeiro, e a primeira fase do Hospital Municipal de Tucumã, entregue em fevereiro, marcando um passo importante no atendimento regionalizado. No mesmo mês, as comunidades de Bannach e Cumaru do Norte foram contempladas com os hospitais municipais José Vieira dos Santos e Municipal de Cumaru do Norte, que foram totalmente reconstruídos e equipados.
Em junho, o Hospital Municipal Raimundo Vasconcelos, em Vigia, voltou a atender a população após uma ampla reconstrução. Já em julho, foram entregues duas obras: o Hospital Municipal de São Francisco de Assis, em Santana do Araguaia, e o Hospital Municipal de Eldorado do Carajás, cuja entrega representou um marco histórico para os moradores da região.
A secretária de Saúde, Ivete Gadelha Vaz, enfatizou a importância dessas iniciativas para a descentralização e o fortalecimento da rede de saúde. “O trabalho integrado entre o Governo do Estado e os municípios reforça o compromisso de levar saúde de qualidade para todos os paraenses”, disse.
“As entregas realizadas e as obras em andamento são um reflexo desse esforço conjunto, garantindo que a população receba atendimento digno e eficiente, independentemente de onde esteja”, destacou a secretária Ivete Vaz.
Em setembro, as melhorias continuaram com a entrega do novo Hospital Municipal de São Domingos do Capim e a modernização do Hospital Municipal de Aveiro, cujas intervenções trouxeram tecnologia de ponta e condições adequadas para os profissionais de saúde. E encerrando o ciclo de entregas neste ano, o Hospital Municipal de Monte Alegre foi entregue, em dezembro, consolidando o acesso à saúde de qualidade para os moradores da região.
Mais Saúde por todo o Pará – Além das obras já entregues, o Governo do Pará segue com um extenso cronograma de reformas, ampliações e revitalizações em unidades hospitalares de diversas localidades para 2025.
As obras de ampliação dos hospitais materno-infantis de Santarém, Altamira e Breves, realizadas em parceria com os municípios, estão em fase avançada. Outras unidades municipais, como as de Medicilândia, Almeirim, São Joaquim, Nova Ipixuna, Trairão, Itupiranga, Rurópolis, Porto de Moz e Oeiras do Pará, também estão sendo ampliadas para atender à crescente demanda da população.
Além disso, unidades como os hospitais municipais de Curralinho, São Bento (Abaetetuba) e São João do Araguaia estão passando por reconstruções, com o objetivo de modernizar as instalações e aprimorar as condições de atendimento.
Com um planejamento estratégico que alia investimentos e parcerias, o Governo do Pará reafirma seu compromisso com a saúde pública, garantindo que a infraestrutura hospitalar seja moderna, acessível e eficiente para atender as necessidades de todos os paraenses.
Texto de Bianca Botelho / Ascom Sespa
Fonte: Agência Pará/Foto: Augusto Miranda/AG Pará