quinta-feira, dezembro 26, 2024
Desde 1876

Derramamento de óleo causa emergência ambiental no Mar Negro

Dez dias após o naufrágio de dois petroleiros, a região de Krasnodar, na Rússia, vive uma grave crise ambiental devido ao derramamento de óleo no Mar Negro, que persiste e já causou a declaração de estado de emergência.

Um forte temporal no dia 15 de dezembro provocou o naufrágio de dois navios-tanque, liberando milhares de litros de petróleo que contaminaram as belas praias de Anapa, um popular destino turístico. Equipes de limpeza, compostas por mais de 10 mil pessoas, trabalham incansavelmente para conter a tragédia ambiental.

Preocupado com a crescente contaminação por petróleo nas regiões de Anapa e Temryuk, o governador de Krasnodar, Veniamin Kondratiev, elevou o nível da emergência, estendendo-a a toda a região.

“Inicialmente, de acordo com os cálculos de cientistas e especialistas, a principal massa de óleo combustível deveria ter permanecido no fundo do Mar Negro, o que teria permitido que fosse coletada na água”, escreveu Kondratiev no aplicativo de mensagens Telegram.

“Mas o clima dita suas próprias condições, o ar se aquece e os produtos petrolíferos sobem para o topo. Como resultado, eles estão sendo levados para nossas praias.”

Um centro de crise especializado em operações de limpeza informou que a proa do navio-tanque Volgoneft-239, um dos envolvidos no acidente, foi localizada submersa. Mergulhadores estão em prontidão para inspecionar a embarcação assim que as condições do mar permitirem, a fim de verificar se há vazamentos de petróleo que possam agravar a situação.

Em uma área de mais de 256 quilômetros quadrados, as equipes de limpeza coletaram cerca de 25 toneladas de uma mistura de água e óleo, um indicativo da extensão do dano ambiental causado pelo derramamento.

Baseado com informações infomoney

Foto Destaque: REUTERS/Sergey Pivovarov

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
22,100SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo