sábado, janeiro 4, 2025
Desde 1876

Ministério do Turismo apoiou os principais momentos do calendário de eventos do Pará em 2024

Além das obras de infraestrutura turística, repasses do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) e ações de educação e qualificação no setor, os incentivos turísticos ao Pará, pelo governo federal em 2024, por meio do Ministério do Turismo (MTur), alcançaram os grandes eventos, um importante nicho no fomento ao turismo nas cidades. Entre eles, a pasta destinou recursos à primeira edição do “Pararraiá”, o festejo junino realizado pelo governo do Estado, e também ao Festival Sairé, Círio de Nazaré, Festival do Abacaxi, Festival Cozinha Tapajós e à Marujada de São Benedito.

Esses eventos ocupam lugares de destaque no calendário paraense, atraindo turistas de outros municípios e também de fora do Pará e do Brasil, como é o caso do Círio de Nazaré. “A festividade vai muito além do evento religioso que expressa a grande fé do povo paraense. É também um evento que envolve a cultura e a rica gastronomia do nosso estado, e que, este ano, trouxe a Belém quase 90 mil turistas nacionais e internacionais. Por isso, o governo federal considera de fundamental importância incentivar esse que é um dos grandes acontecimentos anuais do turismo religioso no Brasil”, afirma o ministro Celso Sabino.

Ele destaca ainda a importância dos segmentos que estiveram representados no Pará dentro da modalidade do turismo de eventos. “Participamos com muita alegria de eventos que envolvem as tradições, o folclore, a religiosidade e a gastronomia do estado do Pará, em um calendário que atrai turistas e movimenta a economia nos setores de alimentação, hospedagem, transportes e toda a rede de serviços turísticos necessária para atender esses grandes eventos”, ressalta o ministro.

ESTREANTE

Entre os eventos apoiados pelo MTur no Pará este ano, destaca-se a primeira edição do “Pararraiá”, o primeiro evento oficial de “São João” no estado. Com atrações como Wesley Safadão, Hugo & Guilherme, Matheus Fernandes, Nattan, Manu Bahtidão, Dennis DJ, Xand Avião, Joelma, João Gomes e Pinduca, entre outros, o “Pararraiá” chegou com força e entrou de imediato na rota das grandes atrações culturais dos festejos juninos no Brasil.

Já o Sairé, festival folclórico realizado há mais de 300 anos no distrito de Alter do Chão, na cidade de Santarém, no oeste paraense, recebeu investimentos tanto para o município, na organização do evento, quanto para os botos Tucuxi e Cor de Rosa, as duas agremiações folclóricas que anualmente travam uma acirrada disputa em uma das festas mais tradicionais do Norte do Brasil, que, este ano, foi realizada entre os dias 19 e 23 de setembro.

PRODUÇÃO

No Nordeste paraense, na cidade de Barcarena, o Festival do Abacaxi é outro grande evento que recebeu o apoio do MTur. A festividade é realizada anualmente para celebrar a produção agrícola do abacaxi, com degustação de iguarias e bebidas preparadas a partir do fruto in natura, além de promover as tradições artísticas da região e a cultura local, com shows e apresentações de grandes nomes do cenário musical.

Este ano, entre 25 e 27 de outubro, passaram pelo palco da 42ª edição do festival artistas como Felipe Amorim, Simone Mendes e Natanzinho, além de talentos da região, em espetáculos gratuitos que atraíram milhares de visitantes ao espaço Ecoparque, na comunidade do Cafezal.

GASTRONOMIA

De forma inédita, o MTur apoiou também o mergulho na experiência que reuniu a riqueza da gastronomia e da cultura amazônica, na 10ª edição do festival “Cozinha Tapajós”, realizado simultaneamente em Alter-do-Chão, distrito de Santarém, e Belém, a capital paraense.

O evento, com entrada gratuita, permite anualmente que turistas de todo o país vivam a experiência gastronômica que reúne chefs renomados e promove os pequenos negócios e os produtos típicos do Pará em feiras gastronômicas e criativas. O evento é realizado há dez anos pelo chef paraense Saulo Jennings, que, em setembro deste ano, foi reconhecido como o 1º Embaixador Gastronômico da ONU Turismo no mundo, durante o encontro do G20 Turismo, em Belém.

MARUJADA

O Ministério do Turismo fechou o calendário de dezembro no Pará apoiando uma das mais importantes expressões do turismo religioso da região Norte do país, no município de Bragança, uma das cidades mais antigas do Pará. Na Marujada de São Benedito 2024, além do apoio financeiro, o ministro do Turismo, Celso Sabino, participou pessoalmente do encerramento do evento, acompanhado do governador do Pará, Helder Barbalho, e de outras autoridades do Estado. Este ano, a “Festividade do Glorioso São Benedito”, santo padroeiro de Bragança, recebeu em torno de 200 mil pessoas no evento, realizado de 18 a 26 de dezembro.

Cléo Soares/Comunicação do Ministério do Turismo

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
22,200SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo