quarta-feira, fevereiro 5, 2025
Desde 1876

Donald Trump assina ordem para retirar EUA de conselho da ONU

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta terça-feira (4) uma ordem executiva para encerrar a participação do país no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas e manter a suspensão do financiamento da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA).

A assinatura ocorre no mesmo dia em que Trump se reuniu no Salão Oval da Casa Branca com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que há muito tempo critica a UNRWA e acusa o Conselho de Direitos Humanos da ONU de ser tendencioso contra Israel.

– Sempre achei que a ONU tem um potencial enorme, mas não está conseguindo realizá-lo no momento. Por muito tempo, ela tem sido ineficaz. Há grandes esperanças para ela, mas, para ser honesto, ela não é bem administrada – disse Trump aos repórteres na Casa Branca.

Após seus comentários, o presidente assinou as ordens executivas e disse que tanto a UNRWA quanto o Conselho de Direitos Humanos da ONU devem “colocar sua própria casa em ordem”.

– Eles precisam ser justos com os países que merecem justiça – acrescentou, sem fazer referência direta às reivindicações de Israel.

Em comunicado divulgado antes da assinatura, a Casa Branca afirmou que o Conselho de Direitos Humanos da ONU “demonstrou um viés consistente contra Israel” e permitiu que países como Irã, China e Cuba o utilizassem para “se proteger, apesar de suas graves violações e abusos dos direitos humanos”.

Concretamente, a ordem executiva aponta que “vários órgãos da ONU demonstraram um profundo preconceito contra os EUA” e, portanto, ordena a retirada dos EUA do Conselho de Direitos Humanos da ONU, bem como o congelamento do financiamento para a UNRWA.

O documento também exige que o secretário de Estado analise e informe quais organizações, convenções ou tratados internacionais promovem “sentimentos radicais ou anti-EUA”, mencionando especificamente a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como uma das instituições que exigem “revisão acelerada”.

Durante seu primeiro mandato, Trump já retirou os EUA do Conselho de Direitos Humanos da ONU, o principal fórum interestatal para discussão de direitos humanos dentro das Nações Unidas. Washington voltou a fazer parte desse órgão logo após a chegada de Joe Biden à Casa Branca, em janeiro de 2021.

Em seu primeiro mandato, Trump também suspendeu o financiamento da UNRWA, exigindo que os palestinos retomassem as negociações de paz com Israel. Desde que assumiu seu segundo mandato em 20 de janeiro, o republicano ordenou que os EUA se retirassem da Organização Mundial da Saúde e do Acordo de Paris, decisões que ele também tomou em seu primeiro mandato.

*EFE

Fonte: Pleno News/ Foto: EFE/EPA/SHAWN THEW/POOL

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
22,200SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo