Participantes que tiveram solicitação negada podem entrar com recurso a partir do dia 7 de julho
Heloísa Noronha, colaboração para a CNN, São Paulo
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta sexta-feira (4) o resultado dos pedidos de atendimento especializado para quem se inscreveu no Encceja Exterior e Encceja Exterior PPL 2025.
A informação pode ser consultada na página específica do exame. Participantes que tiveram a documentação apresentada reprovada poderão apresentar recurso entre 7 e 11 de julho. Nesse caso, será preciso anexar novo documento que comprove a necessidade do atendimento especializado. Conforme edital, os resultados dos recursos estarão disponíveis a partir de 16 de julho.
Realizado pela primeira vez em 2002 pelo Inep, órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação), o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos foi criado para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada.
O Encceja Exterior, como o próprio nome diz, é voltado a brasileiros residentes fora do país, enquanto o PPL destina-se a jovens e adultos submetidos a penas privativas de liberdade no exterior.
O Encceja Exterior 2025 será aplicado no dia 28 de setembro nas seguintes cidades: Frankfurt (Alemanha); Bruxelas (Bélgica); Barcelona e Madri (Espanha); Boston, Miami e Nova York (Estados Unidos); Paris (França); Amsterdã (Holanda); Roma (Itália); Hamamatsu, Nagoia e Tóquio (Japão); Lisboa (Portugal); Genebra (Suíça); e Paramaribo (Suriname).
Já as provas do Encceja Exterior PPL 2025 serão aplicadas entre 29 de setembro e 3 de outubro em unidades prisionais das cidades japonesas de Nagoia e Tóquio, e na capital espanhola, Madri.
Freepik