quarta-feira, julho 30, 2025
Desde 1876

Fórum Raízes do Amanhã abre contagem de 100 dias para a COP30 em Belém

Evento gratuito promovido pelo Sistema Comércio reúne especialistas, comunidades tradicionais e público em geral para discutir meio ambiente, clima e Amazônia

Faltando 100 dias para a realização da COP30 em Belém, o Sistema Comércio  composto pela CNC, Fecomércio, Sesc, Senac e sindicatos empresariais  se antecipa às discussões com uma grande iniciativa: o Fórum Raízes do Amanhã  Diálogos do Sistema Comércio rumo à COP30, que acontece nos dias 5 e 6 de agosto na capital paraense.

Com uma programação totalmente gratuita e acessível em Libras, o Fórum propõe uma série de debates, oficinas, vivências e atrações culturais, todas voltadas para os grandes temas da conferência climática da ONU, que será sediada pela primeira vez na Amazônia. O evento será realizado no Sesc Doca e no Sesc Teatro Casa Isaura Campos, e os interessados já podem se inscrever pelo site bit.ly/ForumRaizesdoAmanha.

“O evento será um espaço de debate e reflexão sobre meio ambiente, sustentabilidade e mudanças climáticas, no contexto da preparação para a COP30”, explica Vinicius Zavalis, curador da programação e gerente do Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso. A proposta é unir conhecimento técnico-científico e saberes tradicionais da Amazônia, em um ambiente de escuta e construção coletiva.

Cultura, educação e compromisso social

A programação vai além das rodas de conversa. Entre os destaques, estão vivências socioambientais, oficinas, feira de economia criativa, apresentações artísticas e até gravação de videocasts em parceria com o Canal Futura. A entrada é gratuita, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao programa Sesc Mesa Brasil, de combate à fome.

Segundo Heloiva Távora, Diretora Regional do Sesc no Pará, o Fórum “é uma oportunidade única de conectar saberes e fortalecer o protagonismo amazônico nas discussões globais sobre sustentabilidade”. Um dos momentos mais simbólicos será a elaboração de uma Carta Aberta com os principais resultados do encontro, que será encaminhada para as discussões oficiais da COP30.

Dois dias de programação intensa

No dia 5 de agosto, o Fórum começa com uma palestra magna de Fábio Scarano, da UFRJ e do Museu do Amanhã. Na sequência, mesas de debate vão abordar desde emergências climáticas e juventude até saúde, etnicidades e o papel das instituições culturais frente às mudanças do clima. A noite termina com atrações como Veropa Sessions e batalha de slam.

Já no dia 6, a programação continua com novas rodas de conversa, oficinas práticas e shows musicais, incluindo uma apresentação do cantor Zé Miguel, do Amapá. Temas como negócios sustentáveis, segurança alimentar, educação para o clima e saberes tradicionais ganham destaque nas mesas e vivências simultâneas.

Sistema Comércio na COP30

O Fórum é parte de um projeto maior, estruturado em dois eixos: o próprio Fórum Raízes do Amanhã e as Casas Sesc na COP30, que vão oferecer atividades culturais e educativas nas unidades do Sesc em Belém antes, durante e depois da conferência. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Sesc Pará, o Departamento Nacional do Sesc, o Sesc São Paulo e a Fundação Roberto Marinho.

O público-alvo principal são os trabalhadores do comércio, serviços e turismo, mas a programação é aberta também a estudantes, pesquisadores, artistas, turistas, comunidades tradicionais e toda a sociedade interessada em construir um futuro mais sustentável.

Imagem: Agência Belém

bn-avistao-300x100
bn-avistao-300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

48,892FansLike
3,614FollowersFollow
22,500SubscribersSubscribe
bn-avistao-320x320
bn-avistao-320x320
Webbanner_320x320px
Webbanner_320x320px
Verão2025_320x320px
Rastreabilidade Bovina_320x320px

Mais recentes