sexta-feira, setembro 12, 2025
Desde 1876

PF prende Careca do INSS em ação contra fraudes na autarquia

A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta sexta-feira, 12, dois dos principais alvos de um esquema que, segundo investigações, descontou bilhões de reais indevidamente de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Foram detidos Antônio Carlos Camilo Antunes — conhecido como “Careca do INSS” — e o empresário Maurício Camisotti.

De acordo com a PF, Antunes atuava como lobista para fraudes em contratos de associações e entidades que prestam serviços a aposentados. Essas organizações, segundo a investigação, cadastravam beneficiários sem autorização, falsificavam assinaturas e descontavam mensalidades diretamente dos pagamentos feitos pelo INSS.

O prejuízo estimado entre 2019 e 2024 pode chegar a R$ 6,3 bilhões. O escândalo levou, em abril, à demissão do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

Antunes foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal. A apuração aponta que ele transferiu cerca de R$ 9,3 milhões, entre 2023 e 2024, a pessoas ligadas a servidores do INSS. Os agentes também cumprem mandados de busca na casa do lobista.

Já Camisotti, preso em São Paulo, é apontado como sócio oculto de uma entidade e também acusado de ter se beneficiado das fraudes. A PF também faz buscas na casa e no escritório do advogado Nelson Willians, na capital paulista. A banca chefiada por Willians é uma das maiores da América Latina.

Ao todo, estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão em São Paulo e no Distrito Federal. As ordens judiciais foram expedidas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça.

Fonte: Portal Pleno.News/Imagem: Reprodução

bn-avistao-300x100
bn-avistao-300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,274FansLike
3,604FollowersFollow
22,500SubscribersSubscribe
banner-AVISTÃO-mob
banner-AVISTÃO-mob
Rastreabilidade Bovina_320x320px
Entregas Ananindeua - 320x320
WebBanner_UsiPaz-Moju_320x320px

Mais recentes