O Programa PMZito é uma das mais importantes ações preventivas da Polícia Militar do Pará, com ênfase na valorização da cidadania entre crianças e adolescentes
Por Edson Costa (PMPA)
A Polícia Militar realizou a solenidade de formatura do ciclo 2025 do “Programa PMZito”, no Marajó Oriental, na sexta-feira (9), iniciativa da corporação desenvolvida na sede do 8º Batalhão (8° BPM), no município de Soure. Ao todo, 79 alunos dos currículos “criança” e “adolescente” foram diplomados como novos “Cidadãos PMZito”, em uma cerimônia que contou com a participação de autoridades locais, familiares e membros da comunidade.
O evento foi presidido pelo tenente-coronel Luiz Augusto, comandante do 8º BPM, no Centro Comunitário Dr. Abel Nunes Figueiredo, área central de Soure. O espaço, com 200 lugares, foi totalmente ocupado, demonstrando o envolvimento da comunidade com a iniciativa.
Durante a solenidade, foram entregues premiações aos alunos com melhor desempenho. A aluna Priscila Ryanna foi responsável pelo juramento dos formandos, e o aluno destaque Luiz Paulo encerrou o evento com o tradicional comando “fora de forma”.
Respeito à vida – O Programa PMZito integra as ações de prevenção da Polícia Militar, valorizando a formação cidadã de crianças e adolescentes. O projeto é desenvolvido em escolas públicas e instituições sociais, levando educação, valores éticos, noções de segurança e respeito à vida.
Com o apoio de militares que se capacitam para atuar como instrutores, o PMZito contribui diretamente para o fortalecimento do vínculo entre Polícia Militar, escola, família e comunidade, atuando de forma proativa na prevenção da violência e no desenvolvimento de uma cultura de paz.

A iniciativa já alcança diversos municípios paraenses, sendo mais um instrumento na construção de uma sociedade segura e participativa, ao promover o protagonismo e o senso de responsabilidade social entre os jovens.

O comandante do 8º BPM celebrou a formatura. Segundo ele, “após um ano de atividades, desenvolvemos o Programa para a comunidade, especialmente para crianças em situação de vulnerabilidade, e anunciamos o alinhamento com a Prefeitura de Salvaterra para expansão do PMZito para o município, a fim de dar esperança e um futuro melhor para as crianças formadas”.
Participaram da solenidade o prefeito de Soure, Paulo Victor de Lima; o vice-prefeito, Nivaldo do Nascimento Ramos; a secretária municipal de Educação, Clébia Maciel, e outras autoridades civis e militares.








