segunda-feira, fevereiro 2, 2026
Desde 1876

Vídeo: Desabamento no Maracanã termina com criança salva e uma mulher morta

Prédios de dois pavimentos desmoronaram na madrugada desta segunda (2); menina foi retirada com vida após operação complexa de 5 horas.

“Me tira daqui.” O pedido de socorro de uma criança de 7 anos, presa sob os escombros, marcou o trabalho de resgate após o desabamento de duas casas de quatro pavimentos no Maracanã, Zona Norte do Rio, na madrugada desta segunda-feira (2). Às 6h24, após mais de 5 horas de uma operação delicada, a menina foi resgatada com vida.

Segundo o Corpo de Bombeiros, Ágatha Valentina ficou presa, junto com a mãe, Michele Martins, de 40 anos, na estrutura que colapsou no chamado efeito “panqueca”. Esse fenômeno ocorre quando as lajes e pavimentos cedem e caem uns sobre os outros, dificultando o acesso a bolsões de sobrevivência.

Infelizmente, às 6h41, poucos minutos após a retirada da criança, os bombeiros informaram que Michele havia sido encontrada morta. A mãe não resistiu à pressão da estrutura que desabou sobre o quarto onde ambas estavam no momento do colapso.

A pequena Ágatha foi levada imediatamente para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio, para exames e cuidados médicos. Já o corpo de Michele será encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) do Centro para os procedimentos de necropsia.

A ocorrência mobilizou 50 bombeiros militares de sete unidades diferentes, incluindo especialistas do Grupo de Operações Especiais (GOE). O uso de cães farejadores e equipamentos de escuta foi fundamental para localizar exatamente onde a menina estava soterrada.

Durante toda a operação, os militares mantiveram um diálogo constante para acalmar a criança enquanto trabalhavam na remoção cuidadosa do concreto. O momento exigia silêncio e precisão para que a vítima não entrasse em pânico sob o peso dos escombros.

“Calma, a gente já vai te tirar. Já está quase acabando. Evita todo mundo falar com ela ao mesmo tempo”, orientou um dos bombeiros no local, buscando centralizar o comando e manter a menina focada na voz de um único socorrista.

De acordo com o porta-voz do Corpo de Bombeiros, major Fábio Contreiras, a mãe da criança não respondia aos comandos desde o início das buscas, o que é um sinal crítico em ocorrências desse tipo. “Em situações de soterramento, é frequente encontrarmos vítimas inconscientes”, explicou o major.

Moradores da antiga favela do Metrô relataram que o desabamento aconteceu de forma extremamente rápida, sem tempo para qualquer aviso prévio. O produtor cultural Tácito Simões Ventura descreveu o momento em que ouviu um barulho ensurdecedor e correu para salvar sua família.

“Foram cinco minutos, tudo muito rápido. Achei que fosse um trovão. Quando vi a parede estalando, mandei ela sair na hora”, contou Tácito, ainda impactado pela velocidade com que as estruturas de quatro andares vieram abaixo.

A doméstica Lúcia Félix Martins afirmou que estava dormindo no momento em que a casa caiu e acabou soterrada parcialmente. Ela foi salva por um esforço heroico de seu filho, que conseguiu puxá-la dos destroços antes da chegada das equipes.

“Eu não vi nada. Só senti ele me puxando debaixo do concreto, eu e minha neta. Foi do nada”, relatou Lúcia, visivelmente abalada pela tragédia que atingiu seus vizinhos de parede.

Já a estudante Gabriela Martins contou que viveu momentos de desespero ao ficar com a perna presa enquanto tentava deixar o imóvel. No caos inicial, ela acreditou que sua mãe e sua filha tivessem sido esmagadas pelo desabamento total.

“Minha perna ficou presa. Quando consegui sair, vi tudo caindo. Achei que minha mãe e minha filha tinham ficado embaixo, mas meu irmão conseguiu tirá-las”, relatou a estudante, aliviada pelo resgate de seus parentes próximos.

A área permanece isolada e a Defesa Civil avalia a estabilidade dos imóveis vizinhos para evitar novos acidentes. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o estado de Ágatha Valentina é estável e outra vítima, que deu entrada com ferimentos leves, já recebeu alta.

Foto: Reprodução/TV Globo

LCI-Banpara300x100px

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,555FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
Poupanca-premiada-Banpará-Maria-320X320
GovPa_Balanço25_WebBanner_320x320px

Mais recentes