sábado, fevereiro 7, 2026
Desde 1876

Hospital Regional de Conceição do Araguaia participa de evento sobre gestão em emergência

Equipe multidisciplinar representou a unidade em Brasília durante ciclo do Projeto Lean nas Emergências, voltado à qualificação dos serviços garantidos pelo SUS

Por Roberta Meireles (SESPA)

Uma equipe de profissionais do Hospital Regional de Conceição do Araguaia (HRCA), no sul do Pará, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), participou do Ciclo 10 do Projeto Lean nas Emergências – GAPE (Gestão de Alta Performance em Emergência), módulo 2, realizado em Brasília (DF), no período de 3 a 6 de fevereiro.

O evento reuniu gestores e profissionais de saúde de diversas instituições do País, promovendo a troca de experiências e o aprofundamento de práticas voltadas ao aprimoramento da gestão e do funcionamento dos serviços de urgência e emergência.

A participação no evento insere o Hospital Regional de Conceição do Araguaia no cenário nacional de boas práticas em gestão hospitalar. Por meio do GAPE, a unidade passa a adotar metodologias de alta performance utilizadas por centros de referência, como os hospitais Israelita Albert Einstein e Sírio-Libanês, ambos em São Paulo (SP), com ênfase na redução da superlotação, otimização do giro de leitos e melhoria do fluxo de atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) no sul do Pará.

A comitiva multidisciplinar que participou do evento foi composta por Jordanna Marielly Maia Azevedo, Dheyme Eveline Silveira Franco e Sebastiana Thaylla F. R. Rodrigues, todas enfermeiras, além de Gustavo Rodrigues Cardoso, analista de sistemas.

Profissionais do HRCA, unidade da rede pública estadual
Profissionais do HRCA, unidade da rede pública estadual

Celeridade e qualidade – Segundo Gustavo Rodrigues Cardoso, a participação no ciclo representa um avanço importante para a unidade. “Participar do Ciclo 10 do Lean nas Emergências em Brasília é uma oportunidade de alinhar a tecnologia e os processos assistenciais à gestão de alta performance. Essa imersão nos proporciona uma visão orientada por dados e eficiência operacional. O objetivo é transformar o aprendizado em processos mais ágeis na ponta, garantindo um atendimento mais rápido e de maior qualidade ao paciente, além de otimizar os recursos disponíveis na unidade”, destacou o analista.

O Projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), em parceria com hospitais de excelência. A proposta é otimizar fluxos assistenciais, reduzir a superlotação, qualificar processos e promover a melhoria contínua da experiência e da segurança dos pacientes atendidos na rede pública de saúde.

Texto: Suellen Santos – Ascom/Sespa

Foto: Ascom HRCA

banner 300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,552FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
banner 320x320
GovPa_Balanço25_WebBanner_320x320px

Mais recentes