Entre os fatores avaliados estão a distribuição de materiais complementares impressos para estudantes, além de programas de bolsas e projetos. Ao todo, 193 cidades receberam o selo.
Por Vinicius Moraes, g1 Goiás
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização premiou 193 cidades goianas com categoria ouro. O selo engloba municípios, estados e Distrito Federal, avaliando ações das secretarias de Educação no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Veja a lista completa com o nome de todas as cidades que receberam o selo ouro aqui.
O resultado final da premiação foi divulgado na segunda-feira (9). Além dos municípios, o Estado de Goiás também recebeu o selo ouro na premiação.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), o estado tem cumprido uma série de ações de alfabetização. Entre elas, o governo destacou a distribuição de materiais complementares impressos para estudantes, além de programas de bolsas e projetos para avaliar e acompanhar a aprendizagem dos alunos das redes municipais e estaduais de ensino.
O Governo de Goiás também pontuou ações de inclusão, como apoio à educação de povos indígenas, quilombolas e comunidades do campo.
Ao g1, o professor há 22 anos da rede pública de ensino de Caldas Novas, Eduardo Francis, contou que ficou feliz em saber que a cidade recebeu o título. Ele afirmou que a Educação como um todo enfrentou desafios após a pandemia, e ver o resultado demonstra que as estratégias adotadas deram resultado.
“Tivemos êxito. Isso é motivo para nos alegrar e ver que o nosso trabalho é árduo, mas nós conseguimos”, afirmou.
Nas redes sociais, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), falou sobre a conquista do título pela capital. Ele destacou que a capital conta com cerca de 120 mil alunos atualmente e que o trabalho em equipe dos gestores municipais e de cada unidade foi o ponto chave para o recebimento do selo.
“São muitos diretores, coordenadores, nossa secretária de Educação e os nossos vereadores. Um trabalho em equipe que permitiu que as nossas escolas estejam em ordem. É todo um conjunto de atitudes que faz com que tenhamos selo ouro”, pontuou.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização conta com critérios a serem atingidos para a conquista da categoria ouro. Eles são:
- “Institucionalização e implementação da política de alfabetização ou das ações no âmbito da alfabetização em consonância com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada;
- Implementação das ações de formação de professores e gestores; e
- Distribuição de materiais didáticos complementares de alfabetização”.
As avaliações contam com a participação de instituições reconhecidas na área educacional, que contam com o apoio do MEC e do Comitê Estratégico Nacional do CNCA. Outras duas comissões, sendo uma gestora do selo e outra técnica de avaliação, participam da análise de pedidos de reconsideração e da avaliação de inscrições das secretarias de educação.
Ainda de acordo com o MEC, o selo serve como um reconhecimento de que as gestões estão implementando de forma correta as estratégias do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Além disso, o selo também serve como um estímulo para que os estados continuem focados em atingir as metas e reduzir as desigualdades como prevê o Plano Nacional de Educação.
Foto: Divulgação/Governo de Goiás







