AÇÃO EXECUTADA PELA ÁGUAS DO PARÁ BENEFICIOU MAIS DE 300 MIL PESSOAS SÓ EM BELÉM, ANANINDEUA E MARITUBA, COM 32 MILHÕES DE LITROS A MAIS DE ÁGUA POR DIA
A revitalização de poços realizada pela Águas do Pará desde o início da operação, em setembro de 2025, já devolveu ao sistema de abastecimento 32 milhões de litros de água por dia em Belém, Ananindeua e Marituba, beneficiando mais de 300 mil pessoas.
As intervenções incluem limpeza e substituição de bombas, instalação de filtros e reativação de estruturas que operavam abaixo da capacidade ou estavam inativas há anos. Em Belém, bairros como Canudos, Marco, Terra Firme e Universitário registraram aumento na vazão, com ganho total de 17,8 milhões de litros por dia.
Em Ananindeua, houve aumento de 14% na pressão da água na região central. Já em Marituba, a recuperação de sistemas elevou a pressão em até 78% em áreas centrais, reduzindo as intermitências no fornecimento.
Além do volume, a qualidade da água também avançou. Parte dos poços recebeu filtros de zeólita, reduzindo a cor aparente e a turbidez da água, característica comum nas águas subterrâneas da região.
“A revitalização dos poços é uma das várias frentes que estão em andamento para recuperar a capacidade do sistema e garantir mais regularidade no abastecimento”, destaca o gerente executivo de operações da Águas do Pará, Lucas Damaceno.
Os resultados dessas frentes de trabalho já são percebidos pelos moradores. A servidora pública Karla Ramos, que vive há mais de 40 anos na Rua Lauro Sodré, no bairro da Terra Firme, afirma que as melhorias são visíveis no dia a dia.
“Desde que a nova concessionária entrou, a gente percebeu algumas interrupções no fornecimento, sim. Mas também é muito claro que a água chega com muito mais força nas torneiras. Hoje, os dois andares da minha casa são abastecidos sem dificuldade, coisa que antes não acontecia. Outra mudança que notei foi na cor da água. Ela chega bem mais limpa, e eu já não tenho mais aquela preocupação na hora de lavar roupas brancas”, relata.
Melhorias também avançam no interior do Estado
Em Tailândia, no nordeste do Pará, um poço que estava inativo desde a perfuração está na fase final para entrar em operação ainda este mês, acrescentando 100 mil litros de água por hora ao sistema e beneficiando 14 mil moradores do bairro Santa Maria. Com a ativação, o sistema de abastecimento de Tailândia passará a contar com seis poços, o outros cinco poços do município passam por manutenção, com previsão de aumento de até 15% na vazão em alguns bairros.
Além da limpeza de poços em municípios como Canaã dos Carajás, São Francisco do Pará, Breves, enre outros, existem municípios que não recebiam água tratada vendo sua realidade mudar. É o caso de Quatipuru, região dos Caetés, onde a população recebia água bruta, direto da fonte, e a Águas do Pará ativou pela primeira vez o Sistema de Tratamento de Água construído há cinco anos e que nunca havia operado. Com isso, mais de 9 mil moradores passaram a receber água tratada dentro dos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde.
Para isso, foram realizados testes de energia elétrica, testes no reservatório de água e melhorias nas instalações de bombas e na parte elétrica da estrutura.
Essas ações fazem parte do pacote inicial de intervenções estruturais da concessionária para recuperar sistemas antigos e ampliar a segurança e a qualidade do abastecimento em todas as regiões onde atua.
“Começamos a operar um sistema muito antigo, e essas melhorias são fundamentais para ofertarmos água com mais qualidade e regularidade à população. Temos um planejamento técnico elaborado para a realização das obras entre fevereiro e junho, de modo a minimizar impactos no abastecimento durante a execução dos serviços”, explica o diretor-presidente da Águas do Pará, André Facó.
Fonte e imagem: Press Águas do Pará







