domingo, fevereiro 22, 2026
Desde 1876

Belém avança com mais de 50% das obras do Residencial Tapanã

Vistoria técnica reforça parceria entre Prefeitura e governo federal para garantir a entrega de 192 moradias pelo Minha Casa, Minha Vida na capital paraense.

Prefeitura de Belém acompanhou a vistoria técnica realizada nas obras do Residencial Tapanã, reforçando a parceria com o governo federal para garantir o avanço do empreendimento habitacional que beneficiará 192 famílias da capital paraense.

A inspeção ocorreu na tarde desta sexta-feira (20) e foi conduzida pelo prefeito de Belém, Igor Normando, e Ministério das Cidades, com comitiva liderada pelo ministro Jader Filho, e contou com a presença da vice-governadora do Pará, Hana Tuma. Durante a visita, foram verificados o andamento dos serviços e o cumprimento do cronograma da obra, que já ultrapassa 50% de execução.

Residencial Tapanã avança com obras que vão beneficiar 192 famílias em Belém.

residencial é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Belém e o Ministério das Cidades, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, na modalidade Urbano. Contratado em dezembro de 2024, o empreendimento tem previsão de conclusão para dezembro de 2026 e deve beneficiar cerca de 800 pessoas.

Residencial Tapanã contará com 192 apartamentos de dois quartos, banheiro, sala, cozinha e varanda — item incorporado aos novos projetos do programa a partir de 2023 —, ampliando o padrão de qualidade das unidades entregues à população.

“Estamos garantindo moradia digna e avançando com parcerias que transformam Belém”, afirmou o prefeito Igor Normando.

Durante a vistoria, Igor Normando destacou a importância das parcerias institucionais para garantir avanços na política habitacional da capital.

“É um momento muito importante para a nossa cidade. Estamos falando de entregas concretas para a população, fruto de uma receita técnica e, principalmente, da parceria permanente entre a Prefeitura de Belém e o governo federal. Ter um ministro paraense à frente de uma pasta fundamental como o Ministério das Cidades fortalece ainda mais esse trabalho. Isso tem resultado em conquistas importantes, como o destravamento de residenciais que já eram considerados perdidos e que hoje estão com obras retomadas. O Tapanã estava praticamente parado e agora avança em ritmo acelerado. E não é só aqui: temos também um grande projeto para a região do Tapanã e do Mata Fome, que inclui parque urbano, pavimentação e macrodrenagem do canal, tudo com apoio federal. A gente só tem a ganhar com as parcerias”, afirmou o prefeito.

“Estamos avançando com o novo Minha Casa, Minha Vida e retomando empreendimentos que estavam paralisados”, afirmou Jader Filho, ao lado da vice-governadora Hana Tuma.

ministro das Cidades, Jader Filho, também ressaltou que o Residencial Tapanã integra a nova fase do Minha Casa, Minha Vida, com diferenciais em relação aos empreendimentos anteriores. Segundo ele, todas as obras do programa que estavam paralisadas na Região Metropolitana de Belém e no interior do estado estão sendo retomadas.

Estamos retomando todas as obras que estavam paralisadas e ampliando os investimentosSó em Belém, há mais de 3 mil novas unidades em análise pela Caixa Econômica Federal. Aqui no Tapanã, já superamos 50% de execução e estamos entrando na fase de acabamento. Esse novo modelo traz diferenciais importantes, como varanda nos apartamentos, biblioteca, quadra poliesportiva, playground, pontos comerciais para geração de renda e condomínio fechado, garantindo mais segurança e qualidade de vida para as famílias”, destacou o ministro.

Além das 192 unidades habitacionais, o Residencial Tapanã contará com infraestrutura completa, incluindo estação de tratamento de água (ETA) e estação de tratamento de esgoto (ETE), rede de drenagem já interligada à via pública, bicicletário, vagas de garagem, praça, área de convivência e portaria, consolidando o conceito de condomínio fechado adotado na nova etapa do programa.

Desde a recriação do Minha Casa, Minha Vida, em 2023, mais de 45 mil moradias foram contratadas no Pará, com investimentos superiores a R$ 5 bilhões do governo federal, beneficiando mais de 180 mil paraenses. Na Região Metropolitana de Belém, já foram entregues empreendimentos como o Viver Outeiro, com mil unidades, e estão previstas as entregas do Viver Mosqueiro e do Viver Pratinha, além da retomada de residenciais que estavam com obras interrompidas.

Crédito: Paula Lourinho

banner liquida avistao - 300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,548FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
banner liquida avistao - 320x320
GovPa_Balanço25_WebBanner_320x320px

Mais recentes