O Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia, na avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco, em Belém, garantirá entrada gratuita no sábado, 28, e no domingo, 1º de março, das 8h às 16h. A iniciativa promete atrair visitantes interessados em lazer, educação ambiental e ações sustentáveis.
Com 142 anos de história, o Bosque é um dos mais importantes patrimônios naturais e históricos da capital paraense. Em seus 15 hectares, o espaço abriga mais de 10 mil árvores e 435 animais, constituindo-se em um verdadeiro santuário da fauna e flora amazônica.
Programação especial no sábado com trilha monitorada
Exclusivamente no sábado, ocorrerá a trilha monitorada com saída às 10h do portão principal da avenida Almirante Barroso. A ação integra o projeto Visita Monitorada em Parques Urbanos (VMPU) da Universidade Federal do Pará (UFPA), com participação de acadêmicos do curso de Turismo, sob a coordenação do professor Fabrício Siqueira Mendes.
Nas visitações ao Bosque, todos recebem orientações com os técnicos do espaço, garantindo que as visitas ofereçam informações qualificadas sobre biodiversidade, preservação ambiental e a importância histórica do espaço.
A atividade reforça o papel do Bosque como ferramenta de educação ambiental, promovendo aprendizado prático sobre conservação e valorização do patrimônio natural amazônico.
Bosque vira ponto de coleta de eletrônicos e sombrinhas
No sábado também ocorrerá a campanha de coleta de resíduos eletrônicos e sombrinhas, integrada à programação do projeto BR Circular, iniciativa voltada em um modelo econômico que busca reduzir desperdícios, reaproveitar recursos e prolongar o ciclo de vida de produtos e materiais.
Além da ação especial, a coleta de materiais eletrônicos ocorre todos os dias da semana, na administração do Bosque, com acesso pelo portão da travessa Perebebuí. Uma equipe responsável estará no local para orientar e receber os materiais dos visitantes. A iniciativa reforça o compromisso do espaço com a sustentabilidade e o descarte ambientalmente correto de resíduos.
Itens aceitos:
- Teclados e mouses
- Rádios e gravadores
- Celulares e smartphones
- Tablets
- Carregadores e cabos
- Fones de ouvido
- Guarda-chuvas e guarda-sóis
Já no domingo, o espaço funcionará normalmente, das 8h às 16h, aberto para contemplação, lazer e visitação livre do público, proporcionando aos visitantes a oportunidade de aproveitar o ambiente natural, observar a fauna e flora e desfrutar do espaço de forma tranquila.
Revitalização e funcionamento
O Bosque passa por um processo de revitalização externa, com recuperação de oito pontos de quebra de muro e pintura do entorno. As obras estão 70% concluídas, e vão fortalecer a segurança e melhoraro aspecto visual do espaço.
O funcionamento regular do Bosque Rodrigues Alves ocorre de terça-feira a domingo, das 8h às 16h, permanecendo fechado às segundas-feiras para manutenção. A entrada custa R$ 2,00, com gratuidade para crianças de até 6 anos, idosos e pessoas com deficiência. Crianças de 7 a 12 anos pagam meia-entrada e, tradicionalmente, no último domingo de cada mês o acesso é gratuito para todos.
Fonte e imagem: Agência Belém









