Um homem foi preso em flagrante, ontem, segunda-feira, 29, e teve o veículo apreendido, durante ação integrada da segurança pública no município de Salinópolis, nordeste paraense. Segundo os agentes de segurança, o homem dirigia um veículo do tipo pick up, e fazia manobras conhecidas como ‘cavalo de pau’ na faixa de areia da praia do Atalaia, configurando o crime de direção perigosa na condução do carro.
De acordo com a ocorrência registrada pelos agentes de segurança, por volta das 17h40, veranistas e militares do Corpo de Bombeiros avistaram e denunciaram um veículo realizando manobras perigosas na faixa de areia, e, assim, acionaram as equipes que estão atuando no Centro Integrado de Comando e Controle no âmbito da Operação Verão 2024.
Diante do fato, os agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com o apoio da Polícia Militar, imediatamente, iniciaram as buscas em toda a extensão das praias, localizando o veículo estacionado na Praia do Farol Velho.
O coordenador de Operações do Detran, Ivan Feitosa, explicou que durante a abordagem, foi oferecido ao condutor o teste do bafômetro, tendo este se recusado a realizar. Em seguida, foram realizados os procedimentos de trânsito cabíveis, o veículo removido ao pátio de retenção e o homem autuado nos artigos 170, 175 e 165 do código de trânsito brasileiro, conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Salinas, para os procedimentos no âmbito criminal.
“Nós estamos atuando fortemente desde o início da Operação Verão, de forma integrada, e essa integração tem feito total diferença em nossas ações. A exemplo desta ocorrência, além dos relatos da população que muito contribui com o sistema, equipes do Corpo de Bombeiros que estavam na faixa de areia fizeram o acionamento ao CICC, logo o Detran iniciou as buscas para identificar o veículo e com o apoio da Polícia Militar fez a autuação e condução a nossa Polícia Judiciária que finalizou os procedimentos. Essa é mais uma ação que demonstra a atenção que o sistema de segurança tem tido para que as pessoas tenham um lazer seguro e os delitos sejam coibidos fortemente”, afirmou o coordenador do CICC em Salinas, coronel BM Marcos Lopes.
O condutor foi autuado em flagrante, conforme os artigos 170, 175 e 165 e ainda o artigo 308 do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê o crime de direção perigosa, a exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor não autorizada pela autoridade competente, gerando situação de risco às pessoas. As penas de detenção são de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
Na Delegacia de Polícia Civil, o autor do delito foi ouvido e após todos os procedimentos cabíveis, pagou fiança e irá responder o crime em liberdade.
Imagens: Agência Pará de Notícias