IPCA de março foi de 0,53% no Rio, com alimentos como tomate, ovo e café registrando aumentos acima da média nacional, segundo o IBGE.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março, divulgado nesta sexta-feira (11) pelo IBGE, registrou inflação de 0,53% no Rio de Janeiro, levemente abaixo da média nacional, que ficou em 0,56%. Apesar disso, produtos básicos da alimentação, como tomate, ovo e café, tiveram aumento de preços mais acentuado no estado.
O tomate apresentou um salto expressivo, com alta de 30% em março, enquanto o ovo teve aumento de 14% no mesmo período. Já o café moído acumulou alta de 85% nos últimos 12 meses no Rio — quase 10 pontos percentuais acima da média nacional para o produto, que foi de 77%.
Segundo o economista André Braz, da FGV/Ibre, o grupo alimentos e bebidas foi responsável por 52% da inflação registrada no estado em março. “Alimentos in natura são mais sensíveis a variações do clima. O aumento no preço do tomate, por exemplo, está ligado a essas mudanças”, explicou.
A onda de calor que marcou o mês de março contribuiu para encarecer itens perecíveis, como hortaliças e frutas. Com a chegada do outono, a expectativa é de que os preços desses produtos possam recuar, devido à melhora nas condições de colheita.
Já no caso do café e de outros produtos com ciclo de produção mais longo, a tendência de alta pode permanecer. “É mais difícil prever quando esses preços vão recuar, pois dependem de safras mais demoradas”, acrescentou André Braz.
Imagem gerada por Inteligência Artificial