Com a vitória na prorrogação, Trudeau usa o X para alfinetar Trump: ‘Você não pode tomar nosso país, nem nosso jogo”
Na noite de quinta-feira (20), a seleção canadense de derrota no gelo se recuperou da derrota sofrida na semana passada e derrotou os Estados Unidos por 3 a 2, na prorrogação, garantindo o título do torneio 4 Nations Face-Off, em Boston. Embora o confronto tenha sido menos agressivo do que o do sábado anterior, a partida manteve a tensão geopolítica alimentada pela retórica e pelas políticas comerciais do presidente Donald Trump.
Embora tenha recebido um convite formal da delegação americana, o republicano optou por não comparecer ao jogo, justificando sua ausência com outros compromissos.
Por outro lado, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, que esteve presente no jogo da fase classificatória em Montreal, não hesitou em compartilhar nas redes sociais sua ocorrência quando Connor McDavid fez o ‘golden score’ às 8h18 da prorrogação.
“Você não pode tomar nosso país – e você não pode tomar nosso jogo”, escreveu Trudeau no X.
Assim como no jogo anterior, grande parte da torcida americana vaiou durante a execução do hino canadense, ‘Oh, Canada’, apesar do apelo do locutor da TD Arena para que isso não aconteçasse. A vaia ao hino dos EUA, ‘The Star-Spangled Banner’, foi apontada como um dos fatores que ocorrem para a violência no primeiro jogo – em apenas 9 segundos, apenas 3 brigas entre os jogadores.
Ontem, o clima de provocações também se fez apresentar: um torcedor canadense exibiu um cartaz com a mensagem ‘Bem-vindo aos EUA, a 11ª província do Canadá’, em referência ao desejo de Donald Trump de transformar o país vizinho no 51º Estado americano. No entanto, não houve registros de brigas entre os torcedores.
No campo esportivo, a vantagem do Canadá neste século é clara: a seleção conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Vancouver, em 2010, e repetiu o feito em Sochi, em 2014. Antes disso, já havia vencido em Salt Lake City, em 2002. Além disso, o Canadá triunfou nas Copas do Mundo de Hóquei de 2004, 2014 e 2016.
Por outro lado, os EUA não conquistaram um torneio internacional de melhor contra melhor desde a Copa do Mundo de Hóquei de 1996. No entanto, terão uma nova oportunidade de revanche no ano que vem, nas Olimpíadas de Inverno de Milão, na Itália.
Foto Reprodução: @nhl