Dentre as novidades anunciadas está a admissão de autores estrangeiros não residentes no Brasil exclusivamente em coletâneas, até o limite de 30%
A CBL (Câmara Brasileira do Livro) anunciou nesta quinta-feira (29) a 3ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, e a abertura das inscrições, que vão até às 18h (horário de Brasília) de 19 de março.
A premiação, criada em 2024, reconhece e valoriza a excelência da produção de livros acadêmicos, científicos, técnicos, profissionais e didáticos nacionais.
Incentivo à pesquisa e ciência
Sevani Matos, presidente da CBL, destaca a importância da iniciativa: “O Prêmio Jabuti Acadêmico traz contribuições relevantes nos aspectos científico, social, político e cultural do Brasil, ao divulgar autores e editores que se dedicam à produção acadêmica. Reconhecê-los significa incentivar a pesquisa e a ciência como pilares para o desenvolvimento do nosso país”.
Podem concorrer ao prêmio obras em língua portuguesa, publicadas em primeira edição entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2025.
Além disso, devem possuir ISBN e Ficha Catalográfica emitidos no Brasil, atendendo às exigências legais. São considerados: obras individuais, coletâneas, dicionários ou enciclopédias, obras didáticas e de divulgação científica.
Podem concorrer autores brasileiros, natos ou naturalizados, ou estrangeiros(as) com residência permanente no Brasil, devidamente comprovada.
Uma das novidades desta edição é que autores estrangeiros não residentes no país serão admitidos exclusivamente em coletâneas, até o limite de 30% livros acadêmicos, científicos, técnicos, profissionais e didáticos publicados.
Inscrições
A abertura das inscrições começa às 16h do dia 29 de janeiro e irá até as 18h do dia 19 de março de 2026 no site. Podem ser feitas pela editora, pelo autor, agente literário ou procurador devidamente constituído. A premiação prevê a participação de autores brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros com residência permanente no Brasil.
CBL/Divulgação








