quarta-feira, fevereiro 5, 2025
Desde 1876

Claudia Leitte se pronuncia após acusações de racismo religioso

Claudia Leitte comentou pela primeira vez as acusações de racismo religioso. Denunciada no Ministério Público da Bahia (MP-BA) após retirar o nome da Orixá Iemanjá da canção Caranguejo, a cantora afirmou em coletiva de imprensa antes de seu show no Festival Virada Salvador que “esse assunto [racismo] é um assunto muito sério”.

Segundo o G1, a artista afirmou na entrevista que de seu “lugar de privilégios, racismo é uma pauta para ser discutida com muita seriedade, não de forma tão superficial”.

– Eu prezo muito pelo respeito, pela solidariedade, pela integridade. A gente não pode negociar esses valores de jeito nenhum, nem colocar isso dessa maneira, jogado ao tribunal da internet. É isso – concluiu Leitte.

Em vídeos divulgados na internet, a cantora mudou os versos de Caranguejo, retirando o nome de Iemanjá para cantar “Rei Yeshua”, Jesus em hebraico.

A denúncia ao MP-BA foi feita pela yalorixá Jaciara Ribeiro e pelo Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro).

Em nota, o orgão afirmou que inquérito aberto visa apurar se houve racismo religioso “consistente na violação de bem cultural e de direitos das comunidades religiosas de matriz africana, sem prejuízo de eventual responsabilização criminal”.

De acordo com a denúncia, à qual o Estadão teve acesso, a alteração descontextualiza a música e demonstra desprezo e hostilidade por religiões afro-brasileiras, configurando discriminação.

A Idafro e a yalorixá argumentam ainda que a Festa de Iemanjá, retratada em Caranguejo, e a própria figura da Orixá são patrimônios culturais protegidos por lei e que a alteração da letra da música pode ser considerada um ataque a elas.

*AE

Fonte: Pleno News/Foto: Felipe Souto Maior / AgNews

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
22,200SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo