Na manhã deste sábado, 16, o Pará encerrou a sua primeira participação nos Jogos da Juventude Caixa, conquistando mais duas medalhas na competição. O atleta do município de Soure, no Marajó, Erick Sebastião, conquistou mais uma vez a medalha de ouro e a atleta de São Miguel do Guamá, nordeste paraense, Elisa Gomes, o bronze. Ambos medalharam na prova de Resistência e tiveram apoio do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). Os Jogos da Juventude é realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Nesta primeira etapa de competição, o Pará foi representado por atletas das modalidades de badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo e tênis de mesa. Com a delegação composta por 44 atletas, técnicos, dirigentes e chefe de delegação.
O secretário da Seel, Cássio Andrade, ressaltou a participação da equipe paraense neste primeiro momento. “Foi uma participação brilhante, nossos atletas foram mostrar a força dos atletas do Norte do país, na maior competição de 15 a 17 anos. E saímos bem, conquistamos quatro medalhas de ouro, e uma de bronze, no ciclismo. Tivemos também, boas colocações nas modalidades. Então, só temos a comemorar esse primeiro momento que estamos na sexta colocação no geral. Esse resultado, mostra todo o nosso trabalho em prol do desenvolvimento do esporte paraense, a nível nacional. Estamos felizes”, disse o secretário.
Segundo bloco
O segundo bloco da delegação paraense chega no domingo, 17, composta por 59 integrantes – atletas, técnicos, dirigentes e chefe de delegação, para disputar a segunda etapa de competição com as modalidades de natação, águas abertas, ginástica artística, wrestling, vôlei de praia e basquete.
O atleta campeão, Erick Sebastião, de 16 anos, falou da importante conquista. “Essa conquista é fruto de muito trabalho, estou muito feliz por esse momento. Só quero agradecer aos meus familiares e amigos, que sempre estão comigo nesta caminhada. Agradeço também a professora Fátima que me apoio aqui bastante na competição. Estou levando duas medalhas de ouro para o meu município e para o Pará”, disse o atleta.
Texto: Jessé Lima/ Ascom Seel.
Fonte: Agência Pará/Foto: Divulgação