Na próxima quarta-feira (13), inicia a “4ª Mostra de Teatro Nilza Maria” no Theatro da Paz, no período de 13 a 17 de março. Esta edição homenageará o diretor Geraldo Salles, do Grupo Experiência, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição às artes cênicas do Pará.
Nesta edição irá exibir, a preços acessíveis, cinco peças, sendo elas: Belém Bragança – Os trilhos da Esperança (José Leal), Gato por Lebre (Saulo Sisnando), O que não se diz apodrece em nós (Paulo Santana), Joana (Edyr Proença) e Picadeiro: Solo onde plantei minhas lágrimas (Evanildo Mercês).
A mostra propõe contribuir para a formação cultural do público paraense e tem como objetivo democratizar o acesso à cultura, estimular o hábito de frequentar o teatro, fomentar a circulação de companhias teatrais paraenses, enriquecendo o cenário cultural do estado do Pará.
Sobre o homenageado
O renomado ator e diretor teatral Geraldo Salles é uma lenda viva do teatro paraense, Salles é o mentor por trás do prestigioso Grupo Experiência, uma instituição cultural que moldou a cena teatral local desde sua fundação em 1971.
Seu legado é marcado por produções memoráveis, entre elas “Verde Ver-o-Peso”, uma obra-prima que se tornou um símbolo do teatro regional. A obra foi um dos destaques da programação da ECO/92, no Rio de Janeiro, além de também levar o Experiência a ser uma das três companhias representantes do Brasil no VIII Circuito de Teatro em Português, que reuniu grupos de teatro de oito países de língua portuguesa, em 2013.
Programação:
Dia 13 – Grupo Experiência com o espetáculo “Belém Bragança – Os trilhos da Esperança”.
Autor: José Leal
Música: Toni Soares.
Direção: Geraldo Salles.
Dia 14: Teatro de Apartamento com o espetáculo “Gato por Lebre”
Autor: Saulo Sisnando
Direção: Saulo Sisnando
Dia 15: Grupo Palha com o espetáculo “O que não se diz apodrece em nós”, uma adaptação da peça ‘Anti Nelson’, de Nelson Rodrigues
Direção: Paulo Santana
Dia 16: Grupo Cuíra com o espetáculo “Joana”
Autor: Edyr Proença
Direção: Olinda Charone
Dia 17: Grupo: MÁ CIA DE TEATRO com o espetáculo “Picadeiro: Solo onde plantei minhas lágrimas”
Autor: esta montagem é uma colagem de textos de autores como Fernando Pessoa, Rubens Alves, Mario de Andrade, entre outros que trazem como tema a solidão, memórias, conflitos existências, vida e morte.
Direção: Evanildo Mercês.
Serviço:
A 4ª Mostra de Teatro – Nilza Maria acontecerá no período de 13 a 17 de março de 2024 no Theatro da Paz. O horário será sempre às 20h, exceto no dia no dia 17/03 que acontecerá às 19h. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Da Paz ou no site ticketfacil.com.br, a partir das 9h da manhã do dia 05/03, no valor de R$ 2,00.
Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará