quarta-feira, julho 17, 2024
Desde 1876

Concurso oficial de quadrilhas traz temas sobre a Amazônia ao Arraial de Belém

Via edital, 35 quadrilhas foram habilitadas ao concurso junino oficial da Prefeitura de Belém de 2024.  A 1ª fase, iniciada nesta quinta-feira, 13, é eliminatória e ocorre até domingo, 16, no Piano Palco. Com o tempo mínimo de 15 minutos, e máximo de 20 minutos de apresentação, as quadrilhas são avaliadas nos quesitos Conjunto, Coreografia, Traje, Marcação e Evolução. Os jurados estarão avaliando os grupos com pontuações de nota 7 a 10. 

“O nosso arraial iniciou com um espetáculo de tirar o fôlego. A primeira noite de concurso foi encerrada com louvor. Até domingo, ainda teremos muitas apresentações, muitas surpresas, muita cor, muita alegria e celebração da cultura popular e fazedores de cultura”, diz a presidente da Fumbel, Inês Silveira. 

Dando início à competição, na noite de abertura, seis quadrilhas se apresentaram e  mostraram que a disputa será acirrada. Foram elas: Furacão Junino de Outeiro; Sabor Açaí; Moreninha da Campina; Roceiros da Terra Firme; Tradição Junina do Benguí e Reino de São João.

Furacão Junino de Outeiro – Com o tema Os Primeiros Milagres de São Benedito, a quadrilha Furacão Junino de Outeiro inaugurou o Piano Palco trazendo fé, tradição e milagres. Segundo Liliane Alves, presidente da quadrilha, os quadrilheiros estavam se preparando desde setembro de 2023. “Esse é o momento mais esperado de todo quadrilheiro. Mesmo após 27 anos de experiência, a gente sempre fica nervoso e dessa vez não foi diferente. Porém, mostramos ao público e aos jurados todo o amor e fé que temos em São Benedito”, disse Liliane Alves.

Sabor Açaí – Revelando o oculto, as dificuldades  e as emoções juninas, com 33 quadrilheiros  do bairro do Barreiro, a quadrilha Sabor Açaí foi a segunda a entrar no Piano Palco. Com o tema O São João que Você Não Vê, os quadrilheiros homenagearam os profissionais que atuam nos bastidores da produção junina,como as costureiras; e os desafios que enfrentam para manter um grupo cultural ativo. “Eu dei o meu melhor e me sinto muito honrada por ter trazido um tema muito significativo para o concurso e falar sobre o trabalho das costureiras. É gratificante homenageá-las dessa forma, pois nada seria possível sem elas. Espero que elas tenham se sentido representadas por mim”, declara Letícia Martins, Miss Negritude da Sabor Açaí.

Moreninha da Campina – Contando a história de ribeirinhos que vivem na Amazônia, a quadrilha Moreninha da Campina foi a terceira a participar do concurso. Com 22 anos de funcionamento e 16 pares, os quadrilheiros apresentaram o tema Amazônia de Ribeirinhos lutando pelo pão de cada dia. “Estamos mostrando a riqueza que extraímos da Amazônia, que está em nosso alimento e em nossa cultura. Viemos mostrar nossas lendas, nossas histórias e seres que existem em nossa floresta”, conta Rosivaldo Olivera,marcador da Moreninha da Campina.

Roceiros da Terra Firme – Em protesto à poluição dos rios da Amazônia, a quadrilha Roceiros da Terra Firme foi a quarta a subir no Piano Palco. Como forma de denúncia, os quadrilheiros apresentaram o tema Amazônia em Chamas: Rios encantados pedem socorro. “A floresta pede socorro, os rios pedem socorro, nossa Amazônia pede socorro. O tema da nossa quadrilha é um grito de ajuda e precisamos cuidar das nossas riquezas, que são nossos pássaros, nossos bichos e nossas águas”, enfatiza o marcador da Roceiros da Terra Firme, Renan Rocha. 

Tradição Junina do Bengui – Com o tema “A Epopeia de Um Guerreiro Seringueiro”, a quadrilha Tradição do Bengui foi a quinta participante a se apresentar no concurso.  Há 35 anos participando de concursos juninos, e com 28 pares, a quadrilha mostrou todo seu profissionalismo e grandiosidade no Piano Palco ao alertar sobre o desmatamento da Amazônia.“Eu amo dançar e venho, por meio do nosso tema, mostrar toda a sensualidade da onça pintada e alertar sobre sua extinção, que ocorre devido a caça ilegal. Espero que os jurados tenham recebido a mensagem e que o público possa defender também a nossa causa e nosso tema”, reforça Janaína Pontes, Miss Caipira da Tradição Junina do Benguí.

Reino de São João – Diretamente do bairro do Guamá, com 20 pares de quadrilheiros representando os povos originários da Amazônia, a quadrilha Reino de São João encantou o público. Com o tema “Antes da coroa existia o cocar”, o grupo encerrou a primeira noite do concurso, exibindo toda a riqueza e extravagância das penas e plantas amazônicas em seus figurinos. “A gente apresentou uma mensagem muito importante: precisamos lembrar e ressaltar que os indígenas são os donos dessa terra e são os povos originários da Amazônia, muito antes dos reis e rainhas de Portugal. Temos que ser a resistência na Amazônia”, conclui o quadrilheiro Éder de Souza.

Desclassificação – A quadrilha Sensação Caliente, do bairro do Maracajá, do Distrito de Mosqueiro, seria a segunda concorrente a se apresentar na noite de abertura do concurso. Porém, não compareceu no horário e nem no tempo de tolerância para participar da competição, conforme regulamento do edital. Assim, a quadrilha foi desclassificada do Concurso Oficial de Quadrilhas 2024.

Misses –  Esbanjando brilho, glamour e orgulho, as misses também chegaram no arraial para arrasar e encantar a todos. Neste ano, serão escolhidas as campeãs nas modalidades Caipira, Simpatia, Negritude  e LGBTQIA+.
Elas serão avaliadas pelos jurados nos quesitos Conjunto, Coreografia, Traje e Beleza Estética.  Como novidade, o quesito “Make Up” foi criado exclusivamente para somar na avaliação das misses LGBTQIA+. 

Apuração e 2ª fase eliminatória – Após essa semana de apresentações, no dia 18 será realizada a primeira apuração de votos.  Apenas 18 quadrilhas, das 35 habilitadas, passarão para a próxima fase.  Nos dias 20, 21 e 23, as quadrilhas com as maiores pontuações darão continuidade ao concurso, e no dia 23, ocorre a última apuração e a premiação das 10 campeãs do Arraial de Belém 2024.

Programação do final de semana
No Piano Palco

Concurso de Quadrilhas – 1ª fase eliminatória
14/06 (Sexta-Feira):
19h40 – Roceira Arrasta Pé
20h20 – Brasileirinha
21h – Roceiros da Amizade
21h40 – Roceiros da Barão
22h20 – Paraíso Junino
23h – Renascer Junino
23h40 – Romance Junino
00h20 – O Amor é Nosso
01h – Encanto Junino Mosqueirense

15/06 (Sábado)

19h – Encanto da Juventude
19h40 – Balão de Ouro
20h20 – Fúria Junina
21h – Amor de Um Mensageiro
21h40 – Santa Luzia
22h20 – Roceiros Pé de Moleque
23h – Roceira Atração Junina do Benguí
23h40 – Revelação do Marco
00h20 – Estrela do Norte
01h – Sedução Ranchista 

16/06 (Domingo)

19h – Fuzuê Junino
19h40 – Explosão Junina de Val de Cans
20h20 – Rosa Vermelha
21h – Império Junino de Outeiro
21h40 – Cristal Junino
22h20 – Pipocando Junino
23h – Impacto Junino
23h40 – Rainha da Juventude
00h20 – Renovação de São João

Na Cuia Acústica
14/06 (Sexta-Feira)

18h30 – Grupo Folclórico Tribo Dos Feiticeiros (Toada)
19h20 – Associação Grupo De Cultura Regional Iaçá (Parafolclórico)
20h20 – Ponto De Cultura Magia Da Toada (Toada)
21h20 – Grupo Folclórico Juventude Curumim (Parafolclórico)
Tabatinga (Boi Bumbá)
22h20 – Banda Senta Peia (Carimbó)
23h20 – Associação Balé Folclórico Da Amazônia Brasil (Parafolclórico)
00h20 – Grupo De Carimbó Flor Do Pará (Carimbó)

15/06 (Sábado)

18h30 – Encanto Amazônico Decameron (Toada)
19h20 – Grupo De Cultura Nativa E Popular Os
Curupiras (Parafolclórico)
20h20 – Ponto De Cultura Kananciuê (Toada)
21h20 – Boi Bumbá Resolvido (Boi Bumbá)
22h20 – Grupo Uirapuru Do Mestre Verequete (Carimbó)
23h20 – Grupo De Expressões Parafolclóricas
Uirapuru (Parafolclórico)
00h20 – Carimbó Mururé (Carimbó)
01h20 – Coletivo Cidade Tambor (Carimbó)

16/06 (Domingo)

18h30 – Ponto De Cultura Tupi Kawahiva (Toada)
19h20 – Associação Cultural E Desportiva Trilhas Da Amazônia (Parafolclórico)
20h20 – Ponto De Cultura Companhia De Expressões Culturais Etnias Da Dança (Toada)
21h20 – Boi Bumbá Prenda De São João (Boi Bumbá)
22h20 – Grupo De Carimbó Parásileiros (Carimbó)
23h20 – Grupo Parafolclórico Vaiangá (Parafolclórico)

Texto: Vagner Mendes

Fonte: Agência Belém/Foto: Vegner Mendes/Ascom Fumbel

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,900SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo