domingo, dezembro 28, 2025
Desde 1876

Conseguir emprego na Alemanha nunca foi tão difícil, diz agência

Ao mesmo tempo, há escassez de mão de obra qualificada em setores específicos, como o de cuidadores em hospitais e lares de idosos, o que tem levado o governo a recrutar imigrantes — inclusive no Brasil.

Por Deutsche Welle — São Paulo

As chances de desempregados na Alemanha encontrarem trabalho nunca foram tão baixas, segundo a chefe da Agência Federal de Emprego do país, Andrea Nahles.

“Temos um indicador que mostra qual é a probabilidade de pessoas desempregadas conseguirem um emprego novamente”, disse ela ao portal de notícias alemão web.de. “O valor normalmente é em torno de 7, mas agora está em 5,7 — mais baixo do que nunca.”

“O mercado de trabalho se encontra estagnado há meses”, prosseguiu, com “nenhum impulso chegando”. Segundo ela, trabalhadores bem qualificados têm as melhores chances, e as dificuldades são maiores para os jovens que buscam ingressar no mercado.

Integrante da cúpula do Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD), ela é crítica de uma proposta reforma dos benefícios de assistência social que incluiria priorizar a colocação de quem está desempregado.

“Do meu ponto de vista, essa regra pode realmente se tornar problemática se não houver atenção ao perfil de qualificação de cada pessoa desempregada.” O debate sobre benefícios sociais não deve ignorar o mercado de trabalho, na sua opinião.

Desemprego recorde

Em agosto, o desemprego na Alemanha ultrapassou 3 milhões de pessoas pela primeira vez em mais de dez anos. No mesmo mês, 631 mil vagas de emprego foram abertas, 68 mil a menos do que no período do ano anterior.

O desemprego pressiona a coalizão governista a encontrar soluções rápidas num momento em que a economia alemã se vê numa corda bamba. O chanceler federal, Friedrich Merz, diz que o tema está no foco da sua gestão.

Ao mesmo tempo, a Alemanha tem hoje um déficit de mão de obra qualificada para setores específicos, como o de cuidadores em hospitais ou lares de idosos, levando o governo a recrutar imigrantes, incluindo no Brasil.

Foto: Reuters

avistao 300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,556FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
avistao 320x320
Webbanner_320x320px

Mais recentes