Clientes terão custo adicional na conta de luz no mês de agosto.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou, na última sexta-feira, 25, que durante o mês de agosto, a bandeira tarifária será vermelha, patamar 2, o que representa um custo adicional de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos. Diante disso, os consumidores devem adotar práticas de uso consciente da energia para evitar surpresas no fim do mês.
Segundo a ANEEL, a redução do volume de água que chega aos reservatórios, tem impactado diretamente a geração de energia por meio das usinas hidrelétricas em todo o país. E por isso, como consequência, há a necessidade de acionar fontes de geração mais caras, como as termelétricas.
Nesse cenário, a Equatorial Pará intensifica suas orientações sobre como economizar energia. Luciana Carmo, Gerente de Relacionamento com o Cliente, destaca a importância de ações no dia a dia.
“Recomendamos reduzir o uso de aparelhos de alto consumo, como ar-condicionado e chuveiro elétrico, sempre que possível. Ajustar a temperatura do ar para cerca de 23°C, evitar deixar equipamentos em stand-by e aproveitar ao máximo a luz natural são medidas que fazem grande diferença. Essas práticas não só ajudam a diminuir a conta de luz, mas também contribuem para um consumo mais consciente” reforça Luciana Carmo
Dicas de economia:
• Selo Procel: ao comprar eletrodomésticos, prefira os com selo Procel A, que são mais eficientes. Verifique também o consumo em kWh indicado na etiqueta: quanto menor, melhor.
• Ar Condicionado: além de regular a temperatura para 23°C e vedar o ambiente, considere modelos inverter, que ajustam o funcionamento do compressor à necessidade, gerando economia. Mantenha os filtros sempre limpos para que o motor não trabalhe excessivamente.
• Geladeira: verifique a borracha de vedação a cada seis meses. Mantenha o aparelho em local ventilado, longe do sol, de paredes e de fontes de calor como fogões. Nunca use a parte traseira para secar roupas.
• Iluminação: substitua lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED. Embora o investimento inicial seja maior, a economia pode chegar a 80%. Aproveite a luz natural sempre que possível.
• Ventilação Natural: mantenha os ambientes arejados, abrindo janelas e cortinas. Isso diminui a necessidade de usar ar condicionado e ventiladores.
• Bomba d’água: a instalação elétrica deve ser feita por um profissional qualificado para evitar fuga de corrente. Armazene o máximo de água possível na caixa d’água para reduzir a frequência de acionamento da bomba.
• Lavanderia: acumule roupas para lavar e passar de uma só vez, respeitando a capacidade máxima da máquina de lavar.
Programa de Eficiência Energética
A Equatorial Pará mantém uma agenda anual focada na conscientização sobre o uso eficiente de energia. Ações periódicas de troca de lâmpadas e geladeiras antigas por modelos mais eficientes geram impacto direto na conta dos clientes, com a troca da geladeira podendo reduzir o consumo em pelo menos 30%.
Outra iniciativa de destaque é o projeto E+ Reciclagem, que troca resíduos recicláveis por descontos na fatura de energia. Os postos de coleta estão disponíveis em Belém, Ananindeua, Castanhal, Altamira e Santarém, e os bônus podem ser direcionados também para entidades beneficentes.
Nova Tarifa Social
O programa, agora garante 100% de desconto na conta de energia para clientes de baixa renda que consumirem até 80 kWh por mês. Os critérios para acesso ao benefício foram atualizados pela Medida Provisória 1.300/2025, do Governo Federal, que entrou em vigor no dia 5 de julho.
Para ter direito ao desconto, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), com renda de até meio salário-mínimo por pessoa (R$ 759,00). Esse é o critério que permite o enquadramento como cliente de baixa renda. Além disso, idosos (a partir de 65 anos) e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também têm direito ao programa e podem buscar orientações detalhadas nos CRAS de seus municípios.
Imagem: Divulgação