As inscrições abrem no dia 1º de julho e vão até 11 de julho. Os estudantes selecionados passarão por capacitação e precisarão de autorização dos responsáveis.
Após o sucesso da primeira fase de inscrições, o Programa de Voluntariado da COP30 abre uma nova oportunidade, desta vez focada em adolescentes de 16 e 17 anos que moram em Belém e região metropolitana. O edital foi publicado na última quinta-feira, 26 de junho de 2025, pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (SECTET).
As inscrições começam nesta terça (1), e vão até 11 de julho de 2025, sendo realizadas exclusivamente pela internet nos sites www.sectet.pa.gov.br ou www.voluntarioscop30.pa.gov.br.
Inclusão e Experiência Única para a Juventude
“Estamos muito felizes em abrir essa nova etapa do Programa de Voluntariado da COP30, agora com a possibilidade de participação para os jovens a partir de 16 anos. Queremos ampliar ainda mais o engajamento da nossa população, oferecendo uma oportunidade única para que estudantes vivenciem de perto um evento de importância mundial”, afirma Victor Dias, secretário da SECTET. Ele ressalta que essa iniciativa visa “estimular a cidadania, o protagonismo juvenil e a conscientização sobre as mudanças climáticas”, acreditando que a experiência será marcante na vida dos participantes.
Este novo edital não só amplia as possibilidades para a juventude da Região Metropolitana de Belém, mas também oferece uma nova chance para moradores que perderam a primeira fase. Para os menores de idade, a inscrição dependerá da autorização formal dos pais ou responsáveis legais, mediante assinatura conjunta do Termo de Adesão.
Assim como nas demais fases do programa, o edital reserva 5% das vagas para Pessoas com Deficiência (PcDs) e 20% para povos indígenas e comunidades quilombolas, promovendo a inclusão e a diversidade.
Capacitação e Perfil Desejado
Todos os voluntários selecionados passarão por um curso de capacitação de 120 horas, dividido em seis módulos. A formação abordará temas cruciais como mudança do clima, turismo, comunicação intercultural e dinâmicas de trabalho em grandes eventos. A certificação obtida será fundamental para habilitar os voluntários a desempenhar suas funções durante a COP30, que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém.
O perfil desejado para os voluntários inclui boa comunicação, proatividade, organização, capacidade de resolver problemas e disponibilidade para atuar nos horários específicos da Conferência.