Longa de diretores celebrados e com atores bem-sucedidos foram esnobados em seus lançamentos na década de 90, mas conquistaram seu lugar no cânone ao longo do tempo.
Nada melhor do que o tempo para trazer novos olhares para filmes esquecidos, injustiçados ou fracassados comercialmente. Se amar grandes histórias é fácil, o difícil e recompensador é resistir às forças do tempo, colher os frutos tardios do sucesso e se estabelecer como um clássico cult. Esse, na verdade, foi (e ainda é) o caminho percorrido por muitas obras do cinema, inclusive de diretores renomados, como Martin Scorsese e Francis Ford Coppola.
Não seria diferente com algumas produções marcantes da década de 90, que sobreviveram à espera de serem resgatados por uma base de fãs fiéis e apaixonados por seus encantos excêntricos, incompreensíveis ou duvidosos. Se não existem fiascos que não possam ser defendidos ou redescobertos anos mais tarde, o AdoroCinema reúne alguns deles para provar que é possível encontrar joias escondidas no meio da lama.
Uma trama inspirada nos filmes de gângster e cinema noir com direção dos irmãos Cohen e Gabriel Byrne, John Turturro e Marcia Gay Harden no elenco principal. É quase impossível imaginar que uma obra dessas possa ter saído tão mal dos cinemas.
Da mente dos criadores de Fargo, O Grande Lebowski e Onde os Fracos Não Têm Vez, Ajuste Final é considerado um dos mais subestimados longas da dupla de cineastas. O filme acompanha uma rede de conflitos e traições entre duas máfias rivais que se inicia graças aos choques de interesse entre um dos chefes e seu braço direito.
Tempestade tinha tudo para ser um sucesso de bilheteria: um enredo de ação e suspense com um elenco de peso encabeçado por Christian Slater e Morgan Freeman. As críticas amplamente polarizadas e os resultados financeiros negativos, porém, colocam esse thriller na mira perfeita do status de clássico cult para os fãs do gênero.
Na trama, uma chuva torrencial coloca uma cidade embaixo d’água e constrói a oportunidade perfeita para um grupo de bandidos assaltarem um carro-forte com 3 milhões de dólares dirigido por dois homens. O roubo, porém, termina em tragédia, com um dos motoristas morto e o dinheiro escondido pelo colega sobrevivente em meio à cidade submersa.
Reprodução: Adoro cinema