domingo, janeiro 11, 2026
Desde 1876

Devido à baixa procura, Prefeitura encerra atendimento nas Unidades Sentinelas

Com a queda na procura, a Prefeitura de Jundiaí encerra, a partir de segunda-feira (7), o atendimento nas Unidades Sentinelas Morada das Vinhas e Ponte São João. O acolhimento aos pacientes com sintomas gripais leves continua sendo realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Clínicas da Família.

Na última semana, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) registrou, entre os dois serviços, queda de mais de 37% na procura. Em média, 25 pacientes foram atendidos por dia. Nas primeiras semanas, buscaram os serviços cerca de 40 pessoas por dia.

“Seguimos monitorando o cenário epidemiológico e assistencial para a tomada de medidas para garantir o atendimento à população. Havendo a necessidade, retornamos com as sentinelas. Neste momento, os pacientes com coriza, tosse, espirros, presença ou não de febre, dor de garganta devem procurar a equipe de saúde de suas UBSs e Clínicas da Família. Em todos os equipamentos da Atenção Básica já estávamos ofertando esse acolhimento”, afirma a diretora do Departamento de Atenção Básica à Saúde, médica Tatiane de Luca Barbosa.

Somente no caso de sintomas que indicam maior gravidade, tais como falta de ar, mal-estar intenso, a orientação é procurar os Pronto Atendimentos (PAs):

-PA Ponte São João, das 7h às 19h (com fechamento dos portões às 18h);
-PA Retiro, das 7h às 19h (com fechamento dos portões às 18h);
-PA Hortolândia, atendimento 24h;
-UPA Vetor Oeste, atendimento 24h.

As unidades de urgência e emergência, seguindo o Protocolo de Manchester, priorizam os acolhimentos conforme a gravidade clínica de cada paciente.

Mais medidas
A Prefeitura continua recomendando as medidas de prevenção para evitar novos casos de síndrome gripal. Entre elas: evitar aglomerações; higienizar constantemente as mãos; utilizar máscaras em caso de sintomas gripais para bloquear a transmissão da doença; evitar levar os bebês pequenos a lugares com muita circulação de pessoas e restringir visitas.

Também é fundamental que a população a partir de seis meses receba o imunizante contra a Influenza (gripe), disponível em todas as UBSs e Clínicas da Família, no horário de atendimento das salas de vacinação.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

whatsapp sharing button
print sharing button
email sharing button
copy sharing button
sharethis sharing button

banner 300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,555FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
banner 320x320
volta as aulas - 320x320px

Mais recentes