segunda-feira, julho 7, 2025
Desde 1876

Devido à baixa procura, Prefeitura encerra atendimento nas Unidades Sentinelas

Com a queda na procura, a Prefeitura de Jundiaí encerra, a partir de segunda-feira (7), o atendimento nas Unidades Sentinelas Morada das Vinhas e Ponte São João. O acolhimento aos pacientes com sintomas gripais leves continua sendo realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Clínicas da Família.

Na última semana, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) registrou, entre os dois serviços, queda de mais de 37% na procura. Em média, 25 pacientes foram atendidos por dia. Nas primeiras semanas, buscaram os serviços cerca de 40 pessoas por dia.

“Seguimos monitorando o cenário epidemiológico e assistencial para a tomada de medidas para garantir o atendimento à população. Havendo a necessidade, retornamos com as sentinelas. Neste momento, os pacientes com coriza, tosse, espirros, presença ou não de febre, dor de garganta devem procurar a equipe de saúde de suas UBSs e Clínicas da Família. Em todos os equipamentos da Atenção Básica já estávamos ofertando esse acolhimento”, afirma a diretora do Departamento de Atenção Básica à Saúde, médica Tatiane de Luca Barbosa.

Somente no caso de sintomas que indicam maior gravidade, tais como falta de ar, mal-estar intenso, a orientação é procurar os Pronto Atendimentos (PAs):

-PA Ponte São João, das 7h às 19h (com fechamento dos portões às 18h);
-PA Retiro, das 7h às 19h (com fechamento dos portões às 18h);
-PA Hortolândia, atendimento 24h;
-UPA Vetor Oeste, atendimento 24h.

As unidades de urgência e emergência, seguindo o Protocolo de Manchester, priorizam os acolhimentos conforme a gravidade clínica de cada paciente.

Mais medidas
A Prefeitura continua recomendando as medidas de prevenção para evitar novos casos de síndrome gripal. Entre elas: evitar aglomerações; higienizar constantemente as mãos; utilizar máscaras em caso de sintomas gripais para bloquear a transmissão da doença; evitar levar os bebês pequenos a lugares com muita circulação de pessoas e restringir visitas.

Também é fundamental que a população a partir de seis meses receba o imunizante contra a Influenza (gripe), disponível em todas as UBSs e Clínicas da Família, no horário de atendimento das salas de vacinação.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

whatsapp sharing button
print sharing button
email sharing button
copy sharing button
sharethis sharing button

bn-avistao-300x100
bn-avistao-300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

48,923FansLike
3,616FollowersFollow
22,400SubscribersSubscribe
bn-avistao-320x320
bn-avistao-320x320
Webbanner_320x320px
Webbanner_320x320px
Verão2025_320x320px

Mais recentes