Em entrevista, especialistas destacam que arritmias graves, insuficiência cardíaca e problemas vasculares também podem ser emergências cardíacas
As emergências cardíacas abrangem um espectro muito mais amplo do que apenas o infarto, conforme revelaram especialistas do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor/FMUSP), um dos maiores centros cardíacos do mundo.
Durante o CNN Sinais Vitais – Dr. Kalil Entrevista, especialistas disseram que entre as condições que demandam atendimento emergencial, destacam-se as arritmias graves, como a fibrilação atrial e o ataque cardíaco do ventrículo. Nesses casos, os pacientes podem apresentar sintomas como síncope, exigindo intervenção médica imediata.
A insuficiência cardíaca representa outra condição frequente no InCor, caracterizada pelo acúmulo de líquido nos pulmões, conhecido como edema pulmonar, que requer atendimento urgente. O choque cardiogênico, que pode ser desencadeado tanto por infarto quanto por outras condições cardíacas, também figura entre as emergências que necessitam de socorro rápido.
Problemas nas válvulas cardíacas e enfraquecimento do músculo do coração são igualmente situações que podem resultar em emergências. Uma das condições mais graves atendidas no pronto-socorro de cardiologia é a dissecção da aorta, caracterizada por um “rasgo” neste importante vaso que transporta sangue do coração para todo o corpo, demandando intervenção em questão de horas para evitar o óbito.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.