sábado, maio 31, 2025
Desde 1876

Edição da Revista ‘In Formação’ é lançada pela Seduc

A Secretaria de Estado de Educação – Seduc, por meio da Diretoria de Formação (Difor) lançou anteontem, quarta-feira, 28, a 12ª edição da Revista ‘In Formação’, iniciativa que tem como objetivo divulgar pesquisas, textos originais e relatos científicos produzidos por pesquisadores da rede estadual, além de promover o debate teórico e crítico na área da educação. O ato foi realizado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Pública do Pará (Cefor), em Belém.

“O lançamento da Revista In Formação valoriza e reconhece as práticas e pesquisas dos professores da rede estadual, divulgando seus textos inéditos, relatos e ensaios científicos. Nesta edição, apresentamos nove artigos que refletem temas do cotidiano escolar, consolidando a revista como um espaço democrático para valorizar as experiências e o protagonismo dos educadores paraenses”, Raimundo Oliveira, diretor da Difor.

Para ampliar essa discussão, o lançamento contou com um Seminário que reuniu os autores dos artigos e pareceristas da revista, promovendo diálogo e troca de experiências. 

A programação teve início com a abertura conduzida pelo coordenador de Formação Docente da Difor, Dionísio Sá, e contou também com as professoras Milena Monteiro, representando a Secretaria Adjunta de seduc Básica, e Marlucy Aragão, da Difor, todos da Secretaria de Educação. Na sequência, a professora dra. Patrícia Carvalho Cavalcante proferiu uma palestra inspiradora sobre a importância da pesquisa na Educação Básica, ressaltando seu papel fundamental na transformação das práticas educacionais.

O ponto alto do encontro foram as mesas temáticas, onde os professores autores apresentaram seus artigos e compartilharam experiências e descobertas em áreas essenciais para a educação: inclusão e formação de professores, comunicação e projeto de vida, e relações étnico-raciais. Para encerrar, o Comitê Editorial apresentou oficialmente a nova edição da revista.

“Quando soube do edital, fiquei motivado pela possibilidade de publicar e muito feliz ao receber o parecer dos editores, que me deu a oportunidade de compartilhar a pesquisa que desenvolvo, especialmente no aniversário de dez anos da Revista Informação. É uma imensa satisfação dividir o conhecimento produzido na Amazônia pelos professores da rede estadual de educação. Minha pesquisa dialoga com a história de pessoas que, nos anos finais da escravidão no Pará (século XIX), buscaram a educação como projeto de vida e transformação social. Ela destaca o protagonismo de crianças e jovens, filhos de mulheres escravizadas que, ao conquistarem a liberdade, viam na educação a chance de mudar suas vidas e marcar presença na educação formal”, destaca Carlos Denizar, professor na Escola Estadual Dona Helena Guilhon.

EIXOS TEMÁTICOS

Com periodicidade anual, o primeiro número da revista, foi publicado em outubro de 2015, com 102 páginas e oito textos, sobre quatro eixos: “Gestão de Políticas Públicas em Educação”, “Saberes, Diversidades, Práticas de Ensino na Educação Básica”, “Formação de Professores” e “Currículo e Avaliação da Aprendizagem da Educação Básica”.

Para acompanhar as novidades da 12ª edição da Revista In Form@ção e acessar as edições anteriores, visite este site.

Fonte e imagens: Agência Pará de Notícias

300x100 Banpará Bio 2025
300x100 Banpará Bio 2025

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

48,998FansLike
3,625FollowersFollow
22,300SubscribersSubscribe
Recuperação de Credito 320-x-320
Recuperação de Credito 320-x-320
WebBanner_Desmatamento_PortalAProvínciadoPará_320x320px
Usina da Paz Benevides_320x320px
WebBanner_Viadutos_320x320px

Mais recentes