sexta-feira, junho 20, 2025
Desde 1876

Semas apreende mais de 4 mil metros cúbicos de madeira durante fiscalização

Uma operação de fiscalização ambiental coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade – Semas, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma de Juruti, Polícia Ambiental, Polícia Militar e Base Candiru, concluída na quarta-feira (28), resultou na apreensão de uma grande quantidade de madeira em tora e no embargo de atividades irregulares no projeto de manejo da Associação Comunitária ACORJUVE, localizado na região do PAE Juruti Velho.

A ação foi desencadeada após denúncias da população sobre possíveis irregularidades nas atividades do projeto de manejo florestal. Durante a vistoria, as equipes constataram infrações ambientais que culminaram na lavratura de três autos de infração, além da apreensão de madeira e de uma balsa.

Ao todo, foram apreendidos 4.465,0125 metros cúbicos de madeira em tora, além de uma balsa utilizada no transporte do material. As multas aplicadas somam R$ 565.720,00.

Além disso, foi emitido um termo de embargo, suspendendo temporariamente as atividades na área fiscalizada até a regularização da situação.

O diretor de fiscalização ambiental da Semas, Tobias Brancher, destacou o papel da secretaria na operação. “Nosso papel é garantir que qualquer atividade de manejo florestal seja conduzida dentro da legalidade, respeitando os parâmetros técnicos e as condições estabelecidas na licença”, afirmou.

Além das apreensões, o material foi colocado sob termo de depósito, o que impede o transporte e a comercialização até que o julgamento do mérito do processo administrativo infracional pela Semas.

O embargo da área afetada, segundo Tobias Brancher, visa impedir a continuidade das atividades até que sejam tomadas todas as providências necessárias para a regularização.

A Prefeitura de Juruti, por meio da Semma, destacou que seguirá atuando de forma conjunta com os órgãos estaduais e federais para garantir que os projetos desenvolvidos na região estejam alinhados com a conservação ambiental e tragam benefícios reais às comunidades locais.

Fonte e imagens: Agência Pará de Notícias

bn-avistao-300x100
bn-avistao-300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

48,947FansLike
3,620FollowersFollow
22,400SubscribersSubscribe
bn-avistao-320x320
bn-avistao-320x320
WebBanner_Viadutos_320x320px
Webbanner_320x320px

Mais recentes