Belém recebe, nos dias 3 e 4 de junho, o 63º Encontro Ruralista, que terá como tema central “Os desafios do Agro Pará na COP 30”. O evento será realizado na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), a partir das 9h, e é considerado o primeiro grande encontro do agronegócio paraense em preparação para a conferência climática que ocorrerá em novembro, na capital paraense.
Segundo a Faepa, o Encontro se consolida como a principal plataforma de debate sobre o papel estratégico da agropecuária amazônica diante dos desafios climáticos globais. A programação inclui painéis e palestras sobre políticas públicas, inovação tecnológica e sustentabilidade.
Entre os destaques, estão as palestras de Muni Lourenço, vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), sobre “O Agro na COP-30”, e de Aldo Rebelo, ex-deputado federal e relator do Código Florestal, que abordará “Agro, Amazônia e a COP-30”.
Outros temas relevantes compõem a programação, como a Cota de Proteção Ambiental, com Nilson Pinto (Ideflor-Bio), e a palestra “Inovação, Indústria e Sustentabilidade abrem novos mercados para a Pecuária”, com o pesquisador Evaristo Miranda. Também serão debatidos os impactos da reforma tributária para o setor rural e os programas “Saúde no Campo” e “Agronorte”.
O evento fará ainda uma homenagem póstuma a Jahyr Seixas, ícone do agronegócio paraense, falecido em abril deste ano aos 101 anos. Em sua memória, foi criada a Comenda Jahyr Seixas, que será entregue a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do setor, entre elas o ministro das Cidades, Jader Filho.
Na mesa de abertura, estão confirmadas as presenças do governador Helder Barbalho, da vice-governadora Hana Ghassan, do ministro Jader Filho, além de lideranças como Muni Lourenço, o produtor Roque Quagliato, o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Xinguara, Joel Lobato, e o diretor-superintendente do Sebrae-PA, Rubens Magno.
O encontro também trará cases de sucesso, como o Programa de Melhoramento Genético de Búfalos de Corte do Pará, e a palestra “Amazônia: Qual o seu valor para o mundo?”, com Luís Ercílio Faria Júnior (UFPA).
Como novidade, esta edição contará com o I Fórum das Mulheres do Agro da Amazônia, liderado por Cristina Malcher, presidente da Comissão das Mulheres do Agro do Pará, reforçando a crescente participação feminina no setor.
Para a Faepa, o evento vai além de um tradicional encontro setorial, sendo uma oportunidade estratégica de alinhamento entre produtividade e sustentabilidade, posicionando o Pará como referência mundial em agropecuária sustentável na Amazônia.
Imagem: Reprodução