Professora Vera Antunes destaca que temas ligados à Educação e Meio Ambiente têm forte potencial para aparecer na redação do Enem 2024, considerando a COP e cenário atual
A redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) poderá abordar temas relacionados à Educação ou ao meio ambiente, segundo análise da professora e coordenadora do Objetivo, Vera Antunes. A especialista destaca que estas são áreas de grande relevância no contexto atual.
O meio ambiente ganha ainda mais destaque como possibilidade devido à realização da COP (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) neste ano. Antunes ressalta que o exame tende a valorizar assuntos que estejam em consonância com a realidade brasileira, evitando temas distantes do cotidiano dos estudantes.
Histórico e tendências
A professora lembra que, embora já tenham surgido temas inesperados em edições anteriores, o comum é que a redação aborde assuntos familiares aos estudantes, sobre os quais eles já tenham conhecimento prévio e leituras realizadas.
Antunes observa ainda que os jovens de hoje estão muito conectados com as questões contemporâneas, e temas que vão desde tecnologia até meio ambiente têm sido recorrentes nos principais vestibulares do país, como Unesp e Unicamp.
Foto reprodução CNN








