domingo, maio 19, 2024
Desde 1876

Enorme erupção de vulcão na Indonésia gera alerta de tsunami

Terremotos foram registrados na região nas últimas semanas. A erupção liberou uma nuvem de cinzas de quase 3 quilômetros de altura.

Segundo o governo da Indonésia, foram cinco grandes erupções apenas nas últimas 24 horas. A agência de vulcanologia do país afirmou que a atividade vulcânica aumentou após dois terremotos nas últimas semanas. Por isso, o alerta foi elevado para o nível máximo.

Com base no resultado da observação visual e instrumental que mostrou um aumento na atividade vulcânica, o nível do Monte Ruang foi elevado do nível 3 para o nível 4.

As autoridades indonésias determinaram que moradores e turistas fiquem a uma distância de pelo menos 6 quilômetros do vulcão. Até agora, cerca de 11 mil pessoas foram retiradas das áreas de risco. Não há relatos de vítimas. As informações são do ScienceAlert.

Foram cinco grandes erupções apenas nas últimas 24 horas (Imagem: Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos)

ALERTA DE TSUNAMI

O principal temor das autoridades é que parte do vulcão caia no mar, o que poderia provocar um tsunami.

Um caso assim já foi registrado na região em 1871.

Além disso, em 2018, a erupção do vulcão Anak Krakatoa gerou ondas gigantes ao longo das costas de Sumatra e Java, depois de partes da montanha caírem no mar.

Mais de 400 pessoas morreram e milhares ficaram feridas.

O Monte Ruang fica em uma ilha remota no norte da Indonésia.

O país fica localizado no chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, um arco onde colidem placas tectônicas que se estende do Japão ao Sudeste Asiático e através da bacia do Pacífico.

Por conta disso, atividades sísmicas e vulcânicas são frequentes na região.

No total, a Indonésia conta com cerca de 120 vulcões ativos.

Imagem: Reprodução

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,700SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo