A Polícia Federal deflagra nesta terça-feira, 30, nas cinco regiões do país, a Operação Leafdown, destinada ao combate dos crimes de armazenamento e difusão de material de abuso sexual infantil. No Pará, foi cumprido um mandado de busca e apreensão, em que o alvo foi preso em flagrante por armazenar imagens de abuso sexual infantil no aparelho celular. Na ação, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, também foi apreendido um HD, que será examinado para embasar a investigação.
Cerca de 200 policiais federais cumprem 40 mandados de busca e apreensão nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
Os investigados devem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
O nome da Operação faz referência ao trabalho investigativo de derrubada de usuários que atuam em ambiente cibernético específico para a aquisição de material de abuso sexual infantojuvenil e disponibilização desses arquivos para mais criminosos, inclusive de outros países.
A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.
Prisões em flagrante: 20, um no Pará
Mandados de Busca e Apreensão por UF:
AM: 1; MT: 2; MS: 2; MG: 1; PA: 1; PR: 10; PI: 1; RJ: 3; RS: 6; RO: 2; SC: 4; SP: 7.
Imagens: Ascom/SRPF-PA