quinta-feira, novembro 21, 2024
Desde 1876

Festival Apoena inicia cinco dias de programação com 15 atrações em dois espaços da cidade

Com as bênçãos de Nossa Senhora de Nazaré, às vésperas do Círio, o “3º Festival Apoena – a Música da Floresta” começa uma série de quatro sábados de programação gratuita no Espaço Cultural Apoena. Esses shows antecedem o grande dia do festival, que será em 8 de novembro, no Espaço Na Bêra, com 10 atrações musicais, feira criativa indígena e gastronomia regional.

Aos sábados, o Festival apresentará grupos de Carimbó “pau e corda” para celebrar esse patrimônio cultural imaterial brasileiro. Na noite de estreia, quem se apresenta é o Grupo Sereia do Mar, formado por mulheres da comunidade de Vila Silva, em Marapanim. A noite terá ainda a discotecagem do DJ Azul.  As demais atrações semanais são Toró-açu, Carimbó de Icoaraci e Sancari, que convida o Coletivo de Mestres e Mestras de Carimbó do Estado do Pará.  

Durante a  estreia também ocorre o lançamento do line up completo do Festival para o dia 8 de novembro. Dentre as atrações já confirmadas está Mestre Damasceno, que é um dos bambas da Deixa Falar e acabou de vencer a regional do samba da Acadêmicos do Grande Rio. Ele nasceu no Quilombo do Salvá (Salvaterra/Marajó) e é compositor, cantor, colocador de búfalo-bumbá, repentista e mestre da cultura popular marajoara. Desde os 19 anos, mantém a tradição do Búfalo-Bumbá, que arrasta multidões pelas ruas de Salvaterra. Em 2023, foi homenageado pela Paraíso do Tuiuti e sua obra é patrimônio cultural imaterial do estado do Pará.

As demais atrações confirmadas são o Arraial do Pavulagem, Bando Mastodontes, Baile do Mestre Cupijó, Layse e os Sinceros e Nilson Chaves e Trio Manari. Segundo o organizador do evento, Anderson Moura, o Festival Apoena reforça o que, há quase dez anos de atividade, o Espaço Cultural Apoena tem realizado na capital paraense: ser palco e homenagear a cultura da região, suas produções artísticas,  estilos musicais e manifestações populares e ancestrais.

“Será um grande encontro da pluralidade da cultura amazônica, reunindo um line-up que exalta a ancestralidade e a diversidade musical da floresta. Além de bandas e grupos que sempre estão nos palcos do Apoena, vamos apresentar artistas consagrados que levam a cultura da nossa região para o mundo”, destaca o organizador do evento e sócio-proprietário do Apoena, Anderson Moura.

Esta terceira edição do Festival Apoena tem o patrocínio da Natura Musical e apoio institucional da Lei Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará e Governo do Pará. A primeira edição ocorreu de forma independente, em dezembro de 2019, reunindo mais de 10 atrações. A segunda edição foi no pós-pandemia, em 2021, dividido em cinco noites, também com 10 artistas da cena de Belém, no próprio Espaço Cultural Apoena, contemplado pela Lei Aldir Blanc.

Serviço

Natura Musical: 3º Festival Apoena – A Música da Floresta

Dia 8 de  novembro

Local: Na Bêra. R. São Boaventura, 268 – Cidade Velha – Belém/PA

Venda on line: R$40 https://www.sympla.com.br/evento/3-festival-apoena-a-musica-da-floresta/2588999

Mais informações:  91 98213-6071 / 91 98158-0829/ @espacoculturalapoena

Imagens: Divulgação

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
22,100SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo