No último domingo (13), Iza deu as boas-vindas à sua primeira filha, Nala, fruto de seu relacionamento com o jogador Yuri Lima. Para celebrar o momento, a cantora compartilhou uma foto da mãozinha da bebê. No entanto, a chegada da bebê gerou reações preconceituosas por parte de alguns internautas, pelo fato de ela ter a pele clara.
Na legenda, Iza se emocionou, citando a música Anunciação, de Alceu Valença:
– Que tu virias numa manhã de domingo, eu te anuncio nos sinos das catedrais.
A publicação foi inundada de comentários negativos de pessoas que decidiram militaram sobre uma criança que acabou de vir ao mundo.
– Não palmitem! A filha da Iza nasceu branca – comentou um internauta.
Os termos “palmitar”, “palmitagem”, “palmiteiro” e “palmiteira” são usados de maneira coloquial para se referir a pessoas negras que optam por manter relações românticas com brancos.
Outros usuários foram ainda mais agressivos em suas críticas.
Branca? Não queremos – escreveu uma pessoa.
– A Iza palmitou, levou chifre do branco, dublou Rei Leão, batizou a filha de Nala e, mesmo sendo um símbolo feminista preto, vai passar o resto da vida amando a filha branca, de um claro básico – exclamou outra
No entanto, algumas pessoas se posicionaram contra o preconceito e rebateram os comentários com argumentos mais reflexivos.
– O racismo foi um termo criado para nomear o que Hitler fazia com os judeus, que eram brancos… é um dado histórico muito valioso, que muita gente não sabe, mas que pode irritar uma galera que adora ser racista gratuitamente, com a pecha de que “só porque é branco, pode” – apontou um internauta.
A cantora não se manifestou.
Fonte: Pleno News/Fotos: Victor Chapetta / AgNews // Reprodução/Instagram @iza