O Governo Federal tem se mobilizado intensamente para assegurar que a COP30, que ocorrerá em novembro de 2025 em Belém, tenha estrutura adequada e receba bem os participantes internacionais. Uma das ações principais foi a assinatura de um contrato com a Embratur para oferecer mais de seis mil leitos em navios durante a conferência, garantindo hospedagem segura mesmo diante da alta demanda esperada.
Além disso, foi firmada uma parceria com o setor imobiliário, por meio de um Termo de Compromisso com boas práticas na oferta de imóveis privados, para aumentar a oferta e coibir preços abusivos passando de cerca de 700 opções em 2023 para mais de 25 mil disponíveis atualmente.
O governo também contratou a plataforma oficial de hospedagem para a COP30, gerenciada pela empresa Bnetwork, que reunirá em um só ambiente digital opções de hotéis, imóveis particulares e navios, com reservas seguras e compareção de preços.
A estratégia federal ainda inclui planos amplos de segurança e mobilidade. Em reunião liderada pelo secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia, e a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, foram definidos esquemas com mais de dez mil agentes e militares, além de frota exclusiva de ônibus para transportar participantes entre hotéis, navios e o Parque da Cidade local da conferência aprovados também por uma missão da ONU.
Essas iniciativas mostram como o Governo Federal está trabalhando em parceria com os governos estaduais e municipais, além de entidades privadas, para garantir que a COP30 na Amazônia ocorra com infraestrutura sólida e logística eficaz, refletindo compromisso com um evento bem-sucedido, seguro e inclusivo.
Imagem; Reprodução Agência GOV