Um homem de 45 anos foi preso em flagrante na segunda-feira (13) após ser pego jogando lixo irregularmente nas proximidades do Canal do Tucunduba, em Belém. A prisão foi feita pela Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) com apoio da Guarda Municipal de Belém (GMB).
O flagrante ocorreu cerca de duas horas depois de uma limpeza finalizada no local uma ação feita pela Sezel para remover resíduos e lixo deixado em áreas críticas. Mesmo existindo um contêiner próximo ao ponto, o homem foi visto despejando o lixo de forma clandestina.
O local do incidente fica no bairro Terra Firme, nas imediações do Residencial Liberdade II, área identificada como um ponto crítico de descarte ilegal frequente. A infração ambiental é caracterizada como crime previsto na Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), que prevê pena de até cinco anos de reclusão e multa para quem provocar poluição ou despejar resíduos em locais públicos de forma indevida.
O suspeito foi levado para a Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), onde foi autuado pela delegada Letícia Silva de Abreu. Essa ação integra o programa “Belém em Ordem”, que intensificou fiscalizações em regiões com alto índice de descarte ilegal, inclusive nos trechos próximos às avenidas Tucunduba, Perimetral e Bernardo Sayão.
Imagem: Ascom Seel