O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, promoveu, ao longo de maio, capacitação técnica em imobilização ortopédica para profissionais de saúde de diversos municípios do arquipélago. A iniciativa fortalece o atendimento na região e estimula a troca de experiências entre as equipes.
O objetivo é aprimorar as práticas assistenciais e capacitar os profissionais locais, para que possam replicar os aprendizados em seus municípios, ampliando o acesso à saúde e melhorando o atendimento ortopédico.
“O diálogo com os municípios é essencial, pois são eles a origem dos nossos pacientes. Compartilhar experiências qualifica a assistência e amplia o acesso à saúde para quem mais precisa”, destacou o diretor técnico do HRPM, Marcello Ferreira. Ele adiantou que ações semelhantes serão estendidas a outros setores do hospital.
Janaína Peixoto, técnica em radiologia de Melgaço, celebrou a oportunidade: “Essa experiência fortalece nosso hospital e melhora o serviço que oferecemos à população”.
O HRPM também reestruturou o atendimento ortopédico para o modelo de livre demanda, conhecido como “porta aberta”, ampliando o acesso da população a serviços especializados.
Everton Castro Pereira, 18 anos, de Curralinho, aprovou o atendimento: “Fui muito bem acolhido, todos são atenciosos”.
O HRPM é uma unidade do Governo do Estado, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e atende a população do sudoeste do arquipélago do Marajó.
Imagem: Agência Brasil