Com o objetivo de aprimorar e fortalecer a gestão pública no estado, as inscrições para o curso presencial vão até o dia 8 de setembro.
O Governo do Estado do Pará, através da Escola de Governança Pública (EGPA), deu início às inscrições para o curso de Graduação em Tecnólogo em Gestão Pública, um marco inédito na história da instituição. O curso, que tem como objetivo capacitar servidores para uma gestão pública mais eficiente e transparente, está com vagas abertas para servidores públicos municipais e estaduais.
No total, serão oferecidas 100 vagas, divididas em duas turmas (vespertino) com início previsto para o primeiro e o segundo semestre de 2026.
Objetivo e Requisitos
O curso busca desenvolver habilidades essenciais para a melhoria dos serviços públicos, alinhando a atuação dos profissionais com as necessidades da sociedade.
Para se inscrever, os candidatos precisam atender aos seguintes requisitos:
Ser servidor público efetivo (estadual ou municipal).
Ter, no mínimo, um ano de tempo de serviço.
Ter aprovação da chefia imediata.
Os servidores municipais devem pertencer a municípios com Acordo de Cooperação Técnica (ACT) vigente com a EGPA, que pode ser verificado no site da instituição.
Distribuição de Vagas
As vagas serão distribuídas em três categorias:
Servidor público municipal
Pessoa com deficiência
Servidor público estadual
Depoimento
De acordo com Helvio Arruda, diretor-geral da EGPA, o curso é uma resposta a uma demanda antiga. “Este será o primeiro Curso Superior ofertado pela Escola de Governança Pública aos servidores efetivos de nosso estado, atendendo a uma demanda reprimida que já contabiliza 20 anos,” explica o diretor.
As inscrições podem ser feitas exclusivamente no site da EGPA.
O Processo Seletivo Simplificado será em três fases:
- Primeira fase: inscrição, a escolha de cotas conforme as Políticas de Ação Afirmativas e confirmação da inscrição;
- Segunda fase: análise de currículo e do histórico do ensino médio ou equivalente;
- Terceira fase: avaliação dos documentos de habilitação do candidato para pré-matrícula, analisando a documentação submetida à política afirmativa;
- O Processo Seletivo Simplificado será coordenado pela Diretoria do Instituto de Formação Profissional e Superior (Diseg) e pela Coordenação do Centro de Graduação e Cursos Profissionalizantes (CGP).
