sábado, maio 25, 2024
Desde 1876

Inscrições para Encceja 2024 terminam nesta sexta-feira (10); veja como participarc

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 terminam na próxima sexta-feira (10). O exame é uma oportunidade para quem não conseguiu concluir os estudos em idade própria e busca a certificação do Ensino Fundamental e Médio. O prazo final de inscrição também vale para as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social. As inscrições devem ser feitas no Sistema Encceja

Atualmente, o Pará tem 53.748 mil estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, segundo a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (CEJA), da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), Ana Cláudia Neves, a participação dos estudantes é essencial. “A Seduc, através da Coordenadoria da Educação de Jovens e Adultos, enfatiza a importância da realização do Encceja. Então, aos alunos da EJA que querem fazer esse exame para certificação, essa é a hora. Não podemos perder o prazo. O site do Inep está à disposição, faça sua inscrição e vamos dar mais um passo para a construção de uma educação de qualidade”, afirmou.

O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação e tem quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos: Encceja Nacional para residentes no Brasil, Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, Encceja Exterior, para brasileiros residentes no exterior, e Encceja Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. As aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Prova – Os participantes do Encceja vão fazer a prova do exame no dia 25 de agosto. As provas do Encceja obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. São aplicadas em um único dia, nos turnos matutino e vespertino. O Exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de Redação.

As datas de aplicação da prova no Brasil e no exterior são distintas, assim como as provas para pessoas privadas de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.  As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.

Para mais informações sobre o Encceja, acesse o edital aqui

Texto de Fernanda Cavalcante / Ascom Seduc

Fonte: Agência Pará/Foto: Rodrigo Pinheiro/Ag Pará

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo