Nesta data se comemora mundialmente o nascimento de Jesus, o Cristo, o Filho de DEUS, anunciado por mensagens divinas, através de seus profetas chamados messiânicos por anunciarem a vinda do Messias, o redentor prometido para redimir o povo de DEUS, desde o Jardim do Éden.
Um desses divinos anúncios foi feito através do profeta Isaías: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre seus ombros; e seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (9:6).
E séculos depois desse maravilhoso anúncio, nascia Jesus, de forma humilde, em uma manjedoura, porque seus pais, José e Maria, não conseguiram agasalho com ninguém.
E esse esplendoroso nascimento foi anunciado à noite por um anjo de DEUS a pastores que no campo guardavam suas ovelhas, conforme consta no Evangelho de Lucas (2:8-20) e aos reis magos, mencionado no Evangelho de Mateus (capítulo 2).
Sempre que leio ou ouço esse maravilhoso anúncio de Isaías ou algum cântico inspirado nessa passagem bíblica, lembro-me da primeira manifestação natalina em púlpito, feita no Natal de 2007, por meu filho Jordão que havia completado 3 anos naquele dezembro, recitando essa grandiosa profecia.

Muitos comemoram o Natal, mas distanciados do real aniversariante. Aproveitam esta data para apenas participar do evento, saborear pratos deliciosos, petiscos, vinhos e sucos gostosos preparados para o momento, trocar presentes, cantar, rever amigos e parentes, mas, reiterando, afastados da real comemoração.
A melhor comemoração é seguir os passos do Messias (o ungido de DEUS), mencionado pelo apóstolo João (1:41), seguindo seus ensinamentos, principalmente em amar a DEUS e ao próximo como a nós mesmos (Marcos 12:30-31).
E quanto ao segundo mandamento, como ensinou JESUS, o ensinamento se faz como na “Parábola do Bom Samaritano” (Lucas 10:25-37).
Para seguir o grandioso aniversariante de hoje é necessário e importante imitá-lo, como disse Paulo – “Sede, pois, imitadores de DEUS, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a DEUS, em cheiro suave” (Efésios 5:1-2).
Então, não basta comemorar o nascimento do filho de DEUS, mas seguir seus passos, amando nosso próximo, perdoando, ajudando, confortando, consolando, imitando ao aniversariante no máximo que for possível.
Por: Roberto Pimentel (pimentelrm@yahoo.com.br)
*O autor é advogado, delegado de Polícia aposentado, especializado em meio ambiente, radialista e escritor. Escreve toda quinta-feira neste espaço de A PROVÍNCIA DO PARÁ











